Mídias Sociais

Cidades

Canoísta que está atravessando o país desde 2020 chegou a Macaé nesta quarta-feira, 27, rumo ao Rio Grande do Sul

Publicado

em

 

Representantes da Secretaria de Esportes de Macaé receberam, nesta quarta-feira, 27, o canoísta Adelson Rodrigues, de 60 anos de idade, que faz uma expedição iniciada em 2020 no Oiapoque, no Amapá (AP), e tem o objetivo de terminar no Chuí, no Rio Grande do Sul (RS).

Com apoio da Marinha do Brasil, Adelson Rodrigues, que é formado em Educação Física, desembarcou no Iate Clube de Macaé na manhã desta quarta, depois de ter passado pela Praia de João Francisco, em Quissamã.

Natural da ilha de Cananéia, em São Paulo (SP), na divisa com Paraná (PR), o canoísta conta que o gosto pelas práticas esportivas começou desde bem cedo, aos 5 anos de idade, quando resolveu fazer natação, sempre com o apoio da família.

“A minha família sempre gostou de esporte e fui incentivado por ela. Há 10 anos idealizei essa expedição e, em 2019, comecei a realizar o planejamento da aventura”, afirmou Adelson Rodrigues, que já pratica a canoagem há 20 anos.

O canoísta contou à Prefeitura de Macaé que 1 mês antes da pandemia do coronavírus ser decretada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), iniciou a sua expedição pela costa brasileira, passando o isolamento viajando pela costa brasileira.

“Passei esse período de isolamento conhecendo muitos locais, culturas e registrando todos os momentos por onde passei, com todos os detalhes. O intuito é fazer um documentário e escrever um livro, que já possui 500 páginas”, relatou Adelson Rodrigues.

O atleta conta que planeja todos os detalhes durante 4 dias antes de cada viagem, tempo em que deve ficar em Macaé até voltar para sua aventura neste sábado, 30, cumprindo a meta de remar 40 quilômetros por dia (km/dia) para chegar aos 8 mil km, passando por 17 estados do Brasil.

“É muito bom passar por todos esses locais e conhecer, de perto, pessoas, paisagens e outras culturas”, falou Adelson Rodrigues, que revelou que ainda faltam 2,5 km para atingir o seu objetivo e chegar ao sul do país.

Para acompanhar todos os momentos da aventura do canoísta, escritor, triatleta e montanhista, basta acessar a conta da viagem no Instagram, através do perfil @expedicaooiapoquechui, para conferir mapas, imagens e outros registros da aventura.

Mais lidas da semana