Campos irá receber neste final de semana o espetáculo Carukango. Nos dias 19 e 20, serão realizadas sessões gratuitas na Casa de Cultura Félix da Silva, em Farol de São Tomé, e no Teatro de Bolso Procópio Ferreira, no Centro da Cidade. A peça busca valorizar a memória do líder quilombola e também enaltecer as manifestações afro-brasileiras.
O espetáculo tem também o objetivo de promover a reflexão e reconhecimento sobre a contribuição da cultura negra na formação do país. Nesta sexta-feira (19), às 15h, a apresentação será realizada na Casa de Cultura Félix da Silva Carneiro, em Farol de São Tomé. A entrada é livre, sem necessidade de retirada prévia de ingressos.
E no sábado (20), o espetáculo será encenado no Teatro de Bolso Procópio Ferreira, no Centro, em duas sessões gratuitas, às 19h e 20h30. Para estas apresentações, os ingressos poderão ser retirados antecipadamente pela plataforma Mega Bilheteria - https://megabilheteria.com/evento/temporada?id=20230714142154
O espetáculo foi construído a partir de pesquisas sobre o candomblé ketu-nagô, cantos vissungos e manifestações populares. A narrativa conta a trajetória de Carukango, um personagem histórico da região serrana de Macaé, lembrando por sua resistência contra a escravidão.
A peça contará com realização do Núcleo de Experimentos Cênicos (NEC), que tem como um dos objetivos promover um importante espaço de visibilidade para o artista negro e a cultura afro-brasileira.