O município de Carapebus lançou a campanha Verão Laranja com o objetivo de ampliar o diálogo com a população sobre a importância da prevenção do câncer de pele. A ideia é aproveitar o período de verão e o calor, onde naturalmente as pessoas acabam se expondo mais ao sol.
Com a campanha, o poder público está mobilizando equipes da Vigilância em Saúde e da Coordenação de Doenças e Agravos Não Transmissíveis para promover atividades de orientação e conscientização. A expectativa é que a campanha chegue em breve às areias da praia e da Lagoa de Carapebus.
A campanha visa aproximar a prevenção ao cotidiano das pessoas. De acordo com o secretário municipal de Saúde, Marcelo Queiroz, a informação precisa chegar onde a população está, especialmente nos locais de lazer e convivência.
As ações não se resumem apenas a orientações. De acordo com a coordenadora de Doenças e Agravos Não Transmissíveis (DANTs), Simone Castilho, a iniciativa busca estimular hábitos mais saudáveis e alertar para sinais suspeitos na pelo, reforçando também a importância do diagnóstico precoce.
Entre as principais recomendações estão o uso diário de protetor solar, hidratação constante, proteção com chapéus e roupas adequadas, busca por sombra nos horários de maior incidência solar e atenção a manchas, feridas ou pintas que mudam de aspecto.
Com a ampliação das atividades, a campanha reforça a prevenção como estratégia para reduzir riscos e promover mais qualidade de vida durante o verão em Carapebus.