Mídias Sociais

Cidades

Cadastro para emissão da Carteira Nacional do Artesão acontece na próxima semana em Cabo Frio

Publicado

em

 

O cadastro é gratuito e acontece na Faculdade da Região dos Lagos (Ferlagos)

Na próxima semana, os artesões de Cabo Frio poderão realizar o cadastramento da Carteira Nacional do Artesão. O procedimento que é gratuito será realizado nos dias 26, 27 e 28 de junho, na Faculdade da Região dos Lagos (Ferlagos) a partir das 10h.

Para conseguir a habilitação, é necessário que o artesão assista a palestra de apresentação do programa, que acontece nos três dias de evento. A Subsecretária-adjunta e Coordenadora de Turismo, Nea Mariozz, que fará a preleção. Após esta fase, tem início o cadastramento que se estenderá até às 16h.

Lembrando que os interessados devem chegar no local da inscrição na hora marcada, ter mais de 16 anos, apresentar foto 3x4, original e cópia da identidade, o Cadastro de Pessoa Física (CPF) e comprovante de residência em nome do requerente. Cada artesão deverá levar até três peças de cada técnica já produzida e uma inacabada para finalização no ato do cadastro para demonstração de habilidade manual para comprovação técnica. Quem se cadastrou antes do ano de 2015 também tem que atualizar os dados. De acordo com o Secretário de Cultura Ricardo Machado, a Carteira Nacional do Artesão é um instrumento de identificação e de qualificação.

"Com a carteira o artesão pode aumentar sua renda já que facilita o acesso aos eventos especializados, como feiras e exposições”, disse o secretário.                         

A emissão da Carteira é totalmente gratuita, válida como identidade em todo território nacional e insere automaticamente o artesão no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (SICAB), que tem por objetivo fornecer informações necessárias para implantação de políticas públicas para a categoria. Além disso, o órgão também promove o empreendedorismo e a disseminação da prática do artesanato.

Mais lidas da semana