Mídias Sociais

Cidades

Cabo Frio terá mutirão de atendimentos do cadastro único para Programas Sociais do Governo Federal

Thaiany Pieroni

Publicado

em

 

Um mutirão será realizado nesta quinta e sex-feira, 13 e 14, na Escola Municipal Maria Dária Saldanha, no bairro Jardim Esperança, em Cabo Frio, com o intuito de realizar atendimentos do Cadastro Único para Programa Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

De acordo com a Secretaria Municipal de Assistência Social, no mutirão será feita a atualização dos dados e também o primeiro cadastro para os programas. Com o CadÚnico, é possível participar de programas sociais do Governo Federal como Bolsa Família (PBF), Benefício de Prestação Continuada (BPC), Tarifa Social, entre outros.

O município tem atualmente 19.486 famílias registradas no CadÚnico, dessas famílias, 14.720 estão com o cadastro atualizado. A ação tem como objetivo fazer o recadastramento das 4.766 famílias que estão desatualizadas. Quem não fizer a atualização dos dados corre o risco de ter o benefício suspenso.

“A atualização exigida pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) é importante para garantia dos benefícios sociais e obrigatória a cada dois anos. É necessária a comunicação de qualquer alteração no grupo familiar como nascimento ou falecimento, aumento ou diminuição de renda, entre outros”, explica Rachel Maia de Azevedo, gestora do CadÚnico em Cabo Frio.

Para realizar o cadastro são necessários documentos do beneficiário e também do grupo familiar. O responsável pela família deve apresentar o CPF ou Título de Eleitor. Já os outros integrantes devem levar a carteira de identidade, CPF, certidão de nascimento ou casamento, carteira de trabalho (CTPS) e título de eleitor.  Para facilitar o cadastramento é necessário apresentar um comprovante de residência, como conta de água, gás ou luz no nome do responsável familiar e documentação que comprove a renda mensal obtida.

A Escola Municipal Maria Dária Saldanha está situada na Estrada de Búzios, nº 100 - Jardim Esperança, Cabo Frio.


 

Mais lidas do mês