Mídias Sociais

Cidades

Cabo Frio tem intensa programação cultural durante o mês de agosto

Publicado

em

 

Exposição de Wolney Teixeira, cinema, inauguração do Solar dos Massa, dentre outros, estão entre eventos programados

No mês em que se comemora o Dia Nacional das Artes, o município de Cabo Frio terá uma intensa programação cultural com atividades para toda a família. O mês de agosto contará com exposição, cinema, inauguração do Solar dos Massa, sem falar em reunião do Conselho Municipal de Cultura, dentre outros eventos programados.

A abertura das atividades começam já nesta quarta-feira, 02, com chave de ouro. A Casa de Cultura José de Dome (Charitas) recebe a Mostra de Fotografia “Wolney Teixeira Sob o Nosso Olhar” a partir das 18h. O evento irá apresentar releituras de 12 obras do fotógrafo feitas pelos alunos da Apae, que participaram tanto modelando como fotografando.

Para a diretora da associação, Sônia Soares, a mostra é uma quebra de paradigma, pois apresenta a deficiência de um novo ângulo. Todo processo de elaboração do projeto será exibido em forma de documentário.

Wolney (1912-1983) registrou por décadas o desenvolvimento das cidades da Região dos Lagos, especialmente Cabo Frio, com imagens que marcaram uma época.

Ainda nesta semana, na quinta-feira, 03, serão exibidos os documentários "Extração do Sal" e "Lan dez anos depois", a partir das 19h, também no Charitas. As exibições fazem parte do Projeto Cinema no Charitas, iniciado em junho, que exibe documentários gratuitamente, com discussões ao término das sessões.

Para o subsecretário de Cultura, João Félix, essa é uma atividade de grande importância, principalmente para classe estudantil. “Esse projeto tem como objetivo oferecer para a classe estudantil o debate através dos filmes que trazem temas que possam contribuir para a formação desse público”, afirma.

Ainda na quinta-feira, acontece mais uma edição do Bike Night Cultural, a partir das 19h, onde os ciclistas irão visitar o "Expo Lendas do Surf" e a Praça da Cidadania.

No fim de semana, o Centro Cultural Anderson Gigabyte, no Jardim Esperança, também vai promover atividades. No próximo sábado, 05, a partir das 9h, acontece o Festival de Pipas, que promete colorir o céu do bairro. No mesmo dia, o espaço ganha a Feira de Artesanato, onde os artesãos do Jardim terão a oportunidade de expor os trabalhos e, desta forma, garantir o aumento na renda familiar. Haverá festival de caldos, música ao vivo, DJs, apresentação de capoeira e outros, a partir das 14h.

No dia 15, a Biblioteca Municipal Walter Nogueira promove o início do curso de inglês, onde dos 50 inscritos, 15 estão sendo selecionados para a formação de uma turma, com aula gratuita. Já no dia 22, Dia do Folclore, haverá leitura dramatizada para crianças.

No dia 26, acontece mais uma edição do projeto “Caminhos da História”, onde um percurso é escolhido para ressaltar a história daqueles lugares. Em parceria com a Universidade Estácio de Sá, a Secretaria de Cultura promove um tour em um sábado de manhã em diversos caminhos da cidade.

Fechando o mês, no dia 28, o município realizará no Charitas a reunião do Conselho Municipal de Cultura e no dia seguinte, a reunião do Conselho Municipal de Patrimônio. Ainda no Charitas, no dia 31, acontece o Lançamento do Edital Prêmio Literário Teixeira e Sousa.

Segundo a secretaria de cultura, a expectativa é que o calendário fique ainda mais cheio, já que alguns eventos ainda não tiveram os horários definidos e, logo que tiverem, serão divulgados.

Mais lidas da semana