Mídias Sociais

Cidades

Cabo Frio registra grande adesão ao novo sistema de estacionamento rotativo implementado na cidade

Thaiany Pieroni

Publicado

em

 

O município de Cabo Frio registrou uma grande adesão ao novo sistema de estacionamento rotativo, implementado em alguns pontos da cidade, no primeiro dia deste novo ano.

De acordo com a Prefeitura, apenas nos cinco primeiros dias , foram registrados 7.960 veículos no sistema. Deste total, a maioria aderiu o débito como forma de pagamento, somando 50% do total, seguido por 20% na modalidade crédito, 20% moedas e 10% pelo aplicativo.

Lembrando que até esta terça-feira, 07, os carros que infringiram alguma regra do estacionamento foram notificados em  caráter educativo. Após esse período, o condutor que utilizar as áreas regulamentadas pelo estacionamento rotativo e, por alguma razão, não efetuar o pagamento, terá 24 horas para regularizar a situação. Caso não o faça, o carro poderá ser multado, conforme a Lei do Código de Trânsito Brasileiro (CTB  9.503, de 23 de setembro de 1997), artigo 181.

O município destaca que com o sistema, os motoristas conseguem encontrar mais facilmente, através do aplicativo “DigiPare”, os locais disponíveis e como estão distribuídas pelo município. Outro ponto é a capacidade de administrar os agentes por área, próximos aos equipamentos, para oferecer auxílio aos visitantes em todo o processo.

É possível também obter o controle de fluxo de veículos nos estacionamentos diariamente. As vagas exclusivas, garantidas pelo Código de Trânsito Brasileiro, estão disponíveis no aplicativo e devem ser utilizadas apenas com a posse dos cartões de estacionamento.

Para tirar dúvidas, é possível entrar em contato com a central de atendimento através do número de telefone (22) 2040-1349, que funciona das 8h às 19h, todos os dias.

 

Como funciona

 

Nesta primeira fase, há 43 parquímetros instalados na Praia do Forte, na Gamboa, no Peró e no Centro de Cabo Frio. Os equipamentos recebem o pagamento do estacionamento em moedas, cartão de débito ou de crédito. O valor da tarifa é de R$ 2 a cada hora e o horário de cobrança do sistema “Cabo Frio Rotativo” será de 8h às 00h. Vale ressaltar que as placas de Cabo Frio estão isentas da cobrança.

Além do parquímetro, o condutor também poderá comprar créditos de estacionamento pelos seguintes canais de atendimento: aplicativo de celular “DigiPare”; pelo site www.digipare.com.br; na central de atendimento; por SMS ou nos pontos de venda com os agentes da Coger que circulam com máquinas de débito e crédito pelas áreas onde os equipamentos estão instalados. Importante destacar que estes funcionários só receberão pagamento em cartão.

A arrecadação do sistema “Cabo Frio Rotativo” segue para a Secretaria de Fazenda, que destinará a verba conforme as despesas da Prefeitura. O custo de operação é de R$ 114.783,25 por mês e o sistema será gerido pelo governo municipal.

 

 

 

 

Mais lidas da semana