Mídias Sociais

Cidades

Cabo Frio registra aumento de 40% dos casos confirmados de Covid-19

Thaiany Pieroni

Publicado

em

 

A Prefeitura de Cabo Frio registrou um aumento de 40,3% no número de casos confirmados de Covid-19, nos últimos 15 dias. Os dados tem como base os indicadores do  Plano de Controle e Ação (PCA).

Segundo o último boletim da Secretaria de Saúde, no momento, Cabo Frio tem 672 casos confirmados. Ao todo, 484 pessoas já se recuperaram da doença. Dos 33 leitos de UTI da rede municipal, 23 estão ocupados. Já o número de óbitos chegou a 52.

Diante do avanço da contaminação do novo coronavírus no município e pela falta de conscientização da população em atender as medidas para coibir a propagação da doença, a Prefeitura de Cabo Frio reestruturou os indicadores do o Plano de Controle e Ação (PCA). Com base no Parágrafo Único do Decreto nº 6.265, de 5 de junho de 2020, que diz que “os pesos e bases poderão ser modificados, excluídos, reduzidos ou ampliados, diante de evidências científicas que recomendem a sua atualização ou aperfeiçoamento.”

Agora, a base de cálculo para composição do índice tem o valor de saturação da rede (VSR) com peso 60. Isso propõe espelhar o número de leitos (Intensivos e Convencionais) efetivamente disponíveis e representar frente ao universo total atribuindo um escalonamento diferenciado. Já a evolução epidemiológica (EVEP) terá peso 25 e o valor referencial de óbitos (VRO) terá peso 15. A soma desses indicadores resulta no Índice Geral de Controle (IGC).

Vale lembrar que com base nos valores do IGC (numa escala de 0 a 100), serão estabelecidas as Zonas Cromáticas de Segurança, nas quais organizam as possibilidades de adoção de medidas de isolamento, restrição, contingência e flexibilização de modo controlável e observável quanto a sua evolução, com capacidade preditiva para adoção antecipada de medidas.

“Há pouco mais de três meses a pandemia do novo coronavírus alterou a rotina da população em todo mundo. Atento a evolução do vírus, a Prefeitura de Cabo Frio saiu a frente na Região dos Lagos, instituindo o Gabinete de Gestão de Crise, que analisa diariamente o avanço da doença no município e, com base nos dados, decreta medidas para garantir a saúde e o atendimento do cabo-friense” explicou o prefeito Dr. Adriano Moreno.

Mais lidas da semana