Mídias Sociais

Cidades

Cabo Frio reforça ações de incentivo a doação de animais entre dezembro e janeiro

Avatar

Publicado

em

 

O objetivo é garantir que novas vagas sejam abertas no canil para receber o aumento na demanda de animais abandonados neste período. 

Entre dezembro e janeiro, a Superintendência de Proteção aos Animais de Cabo Frio, irá reforçar as ações de incentivo a adoção de animais. O objetivo é abrir novas vagas o Canil Municipal para receber animais que são abandonados neste período. A primeira ação acontece neste sábado, 09, no estacionamento no Shopping Park Lagos, das 11h às 16h.

De acordo com a superintendência, no sábado,09, cerca de 30 animais entre cães e gatos (adultos e filhotes) estarão disponíveis para ganhar um novo lar. Para adotar um animal de estimação é preciso ter mais de 18 anos e apresentar o original do RG, CPF e comprovante de residência. Todos os animais são vermifugados, castrados, e em boas condições de saúde.

Além da atividade deste sábado, eles também estarão presentes na Expo Lagos Natal nos dias 15, 16 e 17 próximos.

Segundo a Superintendência de Proteção aos Animais, entre dezembro e janeiro o número de animais abandonados aumenta em cerca de 30%.

“Os motivos são vários. Tem morador que viaja de férias e larga o bichinho para trás, sem a mínima consciência ou sensibilidade. Também tem caso de turista que vem para cidade e quando vai embora deixa o animal. Alguns fogem devido à queima de fogos ou por estarem em local desconhecido. O fato é que o número de animais abandonados no final do ano aumenta, sem dúvidas”, explicou a superintendente Carol Midori, lembrando que todos os animais resgatados são devidamente tratados por veterinários e colocados para adoção tão logo estejam saudáveis.

Para tentar reverter o aumento de abandonos no fim do ano, Carol Midori ressalta que os donos de animais precisam redobrar a atenção nessa época do ano, para evitar acidentes e também que seus bichinhos se percam. “Pedimos que todos tenham responsabilidade e consciência com seus animais em época de festas e férias. Os moradores e turistas que vêm pra nossa cidade têm que ter atenção redobrada, um cuidado especial para o animal não fugir ou se perder. Uma boa dica é colocar coleiras com plaquinhas de identificação, com nome, telefone e endereço do proprietário”, ensina ela. Vale destacar que abandono de animais é crime previsto na Lei 9.605/98, e o dono pode ser penalizado, caso seja pego em flagrante.

Mais de 500 animais já foram resgatados - O último balanço realizado pela Superintendência mostra que de janeiro até setembro foram resgatados 446 animais nas ruas de Cabo Frio, sendo 220 gatos e 226 cães. Outros 115 (17 gatos / 98 cães) foram abandonados na porta da casa da superintendente, da equipe da Superintendência ou do Canil Municipal. Pelo menos 57 animais de rua receberam ajuda através de suporte veterinário. “São animais cuidados por moradores do bairro ou até mesmo pessoas que dão lar temporário em suas casas”, explica Carol. O balanço contabiliza ainda 347 castrações, 25 cães recolhidos após denúncia e 308 adotados.

A Superintendência de Proteção aos Animais disponibiliza um telefone para quem quiser realizar denúncias de maus tratos aos animais e estiver em busca de animais para adoção: (22) 99237-6507. As ligações podem ser feitas de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h. O Canil Municipal fica localizado na Fazenda Campos Novos.

Mais lidas da semana