Mídias Sociais

Cidades

Cabo Frio recebe vacina pentavalente

Thaiany Pieroni

Publicado

em

 

O Governo do Estado entregou nesta semana a Prefeitura de Cabo Frio cerca de 800 doses da vacina pentavalente. Apesar de fazer parte do calendário de rotina, desde setembro do ano passado, os municípios de todo o país estão sofrendo com a falta das doses.

De acordo com a Prefeitura, parte das doses já foi entregue as unidades do Distrito de Tamoios e nesta terça-feira, 21, a distribuição será feita para as unidades do 1º Distrito. A estimativa é que uma nova remessa seja enviada até o final deste mês.

A vacina tem como público-alvo bebês de dois, quatro e seis meses de idade. O imunizante protege contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e a bactéria Haemophilus influenza tipo B.

O abastecimento da pentavalente é de responsabilidade do Ministério da Saúde (MS), que envia ao Governo do Estado para que este encaminhe para os municípios. No entanto, segundo o MS, o desabastecimento no país foi causado porque um estoque da vacina adquirido pelo órgão federal por meio Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) foi reprovado em testes de qualidade feitos pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS) e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A distribuição da pentavalente foi retomada pelo MS no dia 9 de janeiro e apesar das 1,7 milhões de doses enviadas, até então, para os estados, o número ainda é insuficiente para suprir a demanda.

Mais lidas da semana