Mídias Sociais

Cidades

Cabo Frio realiza campanha contra sarna e piolho nesta terça-feira (12)

Avatar

Publicado

em

 

Postos de saúde darão continuidade às ações após a campanha. 

O município de Cabo Frio dará início a campanha contra a escabiose (sarna) e pediculose (piolho). A primeira ação acontece nesta terça-feira, 12, na Praça de São Cristóvão, das 9h às 11h30. Na ocasião, sete médicos, cinco enfermeiros e 10 agentes comunitários estarão em contato com a população, além disso também haverá a distribuição de medicamentos.

De acordo com a Prefeitura, após o evento todas as unidades de Estratégias de Saúde da Família (ESFs) ficarão responsáveis por realizarem a campanha em cada bairro da cidade.

O coordenador médico dos ESFs do município de Cabo Frio, Rafael Almenara, destaca que houve um aumento no número de casos de atendimentos nas UPAs e queixas nos postos de saúde. A campanha tem como objetivo reduzir o número de casos registrados.

“A campanha tem o objetivo principal tratar os casos já instalados e investigados com o intuito de diminuir ou eliminar estes problemas que podem se proliferar. Para evitarmos surtos, vamos iniciar a ação antes das férias de verão, ou seja, antes do retorno às aulas. Sabemos que o verão, por ser uma estação com altas temperaturas, proporciona esses parasitas. Quanta à sarna, o principal motivo tem sido o número alarmante de atendimento nos ESFs no setor de pediatria. Ambientes como praias e piscinas aumentam a proliferação e podem infectar todos os contatos próximos. Não podemos descartar, em nenhum dos dois quadros, a contaminação por contato íntimo”, completou o coordenador.

Sobre as doenças - A sarna ou escabiose é uma doença de pele e a transmissão ocorre por contato pessoal, além do compartilhamento de roupas de cama e de colchões infectados pelos parasitas causadores da doença. A falta de higiene pessoal e habitacional facilita a proliferação dos parasitas. O piolho ou pediculose é uma doença parasitária contagiosa que pode surgir na cabeça, corpo, cílios, sobrancelhas ou na região dos pêlos pubianos. O piolho causa sensação de coceira e formigamento na região afetada.

Mais lidas da semana