Mídias Sociais

Cidades

Cabo Frio intensifica campanha de vacinação contra Febre Amarela

Thaiany Pieroni

Publicado

em

 

O município de Cabo Frio voltou a reforçar a importância da vacina conta a Febre Amarela para seus munícipes. Apesar da cidade não ter registrado nenhum caso da doença nos últimos três anos, a medida é uma determinação da Secretaria de Estado de Saúde (SES/RJ) devido “o risco de ocorrência de novos casos diante do grande número de não vacinados no estado”. Atualmente, todo o Estado do Rio é área com recomendação de vacinação.

De acordo com a SES/RJ, a intensificação da campanha foi adotada considerando fatores como a temperatura em elevação; o cenário no estado em 2017 e 2018 que registrou vários casos da doença do tipo silvestre em diversas cidades; tipo silvestre com taxa de letalidade superior a 30%, entre outros.

Importante destacar ainda que nesta campanha de intensificação a vacinação para a febre amarela é do tipo dose única disso e que a proteção já faz parte da rotina do Calendário Nacional de Vacinação da criança a partir dos nove meses.

A Prefeitura destaca que diante do panorama estadual e da gravidade e magnitude da doença o objetivo da ação é minimizar a chance de ocorrência de transmissão urbana através do Aedes aegypti. Para isso, além tomar a vacina quem ainda não se imunizou, é fundamental que a população faça uma varredura constante em suas casas para eliminar qualquer possível recipiente que se transforme em criadouro para o mosquito.

O município explica ainda que o macaco é um importante sentinela da doença e que ele não deve ser atacado pela população. A orientação, caso algum macaco seja encontrado morto ou com indícios de que esteja adoecido, é entrar em contato com a Coordenação de Vigilância em Saúde Ambiental de Cabo Frio por meio do telefone 22 2644.7916. As pessoas devem manter distância do animal e a área isolada até a chegada da equipe ao local.


 

Mais lidas do mês