Nesta quarta-feira, 31, será realizado um abraço simbólico na Fazenda Campos Novos, no Distrito de Tamoios, em Cabo Frio. O ato programado para começar às 15h tem como objetivo chamar atenção para esse importante patrimônio histórico local.
De acordo com a organização, a ideia de realizar essa ação surgiu através de uma conversa informal entre alguns membros da sociedade civil. No debate, foi falado sobre a importância histórica e cultural, que a Fazenda Campos Novos tem não só para Tamoios como para toda a história da Região dos Lagos. Mas, infelizmente, o local apresenta diversos problemas estruturais, que se não resolvidos podem resultar no fim dessa história.
A expectativa é que membros da sociedade civil e autoridades compareçam ao encontro, e que seja uma oportunidade de se discutir formas de pleitear verbas para a restauração da Fazenda.
Ônibus sairão do 1º e 2º Distrito - Devido a localização da Fazenda, os idealizadores do abraço conseguiram dois ônibus, que irão levar os moradores do 1º e 2º Distrito para a Fazenda. Os interessados podem entrar em contato pelos telefones (22) 99275-2255; (22) 99935-6901 e (22) 99952-8098
Fazenda Campos Novos - Localizada na Rodovia Amaral Peixoto, no Distrito de Tamoios, em Cabo Frio, a Fazenda é um conjunto arquitetônico do final do século XVII composto pela casa-grande, a igreja de Santo Inácio e o cemitério, nos moldes da arquitetura jesuítica dos primeiros séculos da colonização.
Implantado em uma pequena colina, o sítio histórico é remanescente da antiga fazenda de Campos Novos, de propriedade da Companhia de Jesus. Com a expulsão dos jesuítas em 1759, a área foi incorporada aos bens da Coroa e, no início do século XIX, as terras sofreram uma reforma agrária. Em 1993, a fazenda foi desapropriada pelo município de Cabo Frio. A estrutura arquitetônica original está preservada, apesar das reformas posteriores.
Devido a sua importância história, ela foi tombada pelo INEPAC em 2003.