Mídias Sociais

Cidades

Búzios decreta Estado de Calamidade e retira turistas da cidade

Thaiany Pieroni

Publicado

em

 

A Prefeitura de Búzios decidiu tomar medidas rígidas para evitar que o coronavírus chegue a cidade. Nesta segunda-feira, 23, o município publicou o decreto nº1.366/2020 que determina o Estado de Calamidade e determina uma série de ações mais energéticas.

Antes de publicar o decreto, no sábado, 21, o Prefeito André Granado anunciou que dentro do prazo de 72 horas todos os estabelecimentos do ramo de hospedagem deveriam desocupar os quartos. A Prefeitura realizou uma grande ação com dezenas de ônibus para retirar os turistas da cidade.

Além disso, nesta segunda-feira, 23, duas barreiras foram montadas nas entradas do município com o intuito de proibir a entrada de qualquer pessoa que não fosse morador ou trabalhasse em serviços essenciais.

Um dos pontos de bloqueio acontece em frente à Praça Quilombola, na Rasa, e o outro ponto está montado próximo ao Centrinho, na estrada para Cabo Frio. Todas as pessoas deverão apresentar documentos que comprovem a moradia e a atividade profissional, para acessar o município.

O município também determinou o fechamento dos comércios. Só poderão abrir farmácias, mercados e afins, estabelecimentos que trabalham com produtos para animais, gás e postos de gasolina. Os estabelecimentos comerciais que desenvolvam atividades de entrega de mercadorias terão suas atividades condicionadas a expedição de licença excepcional junto a Vigilância Sanitária no prazo de 72h.

Com relação ao transporte público, a prefeitura proibiu veículos de transporte intermunicipal, de passageiros de aplicativos e táxi. O transporte alternativo, vans, poderá circular dentro dos limites do município, mas com redução de 50% da frota e com 50% da capacidade máxima. Deverá ser disponibilizado álcool gel e/ou líquido 70%, para higienização das mãos ao adentrar no veículo, e lenço de papel descartável, além de janelas abertas.

Veículos que desenvolvam a atividade de abastecimento e manutenção, e que seguirão protocolos de higienização a serem definidos por portaria emitida pelo departamento de vigilância sanitária municipal, poderão circular no município.

Durante o período, a aquisição de bens, serviços e insumos de saúde específicos para o enfrentamento da doença seguirão os termos do artigo 4º da Lei Federal nº 13.979, de 2020 que define como dispensável de licitação esses itens. No entanto, devem ser imediatamente disponibilizadas com dados de o nome do contratado, o número de sua inscrição na Receita Federal do Brasil, o prazo contratual, o valor e o respectivo processo de contratação ou aquisição. no site oficial da rede municipal.

A Prefeitura criou ainda um Gabinete de Gestão de Soluções presidido pelo prefeito, e composto pelo Secretário Municipal de Saúde, Jorge Dos Santos, o Diretor do Hospital Municipal, Fábio Waknin , o Chefe de Gabinete, o Secretário Municipal de Segurança Pública, Marcelo Furriel , o Secretário Municipal de Administração e do Secretário Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda, Marcelo Albino.

 

Orientação do consulado argentino

 

O Consulado da Argentina está divulgando, diariamente, diretrizes e orientações sobre a situação dos argentinos que estão no Brasil e encontram dificuldades para retornar para o seu país. Em virtude do grande número de argentinos na cidade, a Prefeitura de Búzios estará divulgando as atualizações oficiais (diárias) do Consulado da Argentina.

 

O atendimento pode ser realizado pelo e-mail crioj@mrecic.gov.ar - Facebook del Consulado General en Río de Janeiro ou pelos telefones (+55)2138508150 e (+55)2199987-4875

 

Vacinação em casa

Outra medida adotada pelo município é a campanha “VacinAção em Casa”, que começou nesta segunda-feira, 23, no bairro do Capão, está tendo uma grande aceitação dos moradores. Ao chegar ao bairro, as equipes da saúde, lideradas pelo Prefeito André Granado, que também é médico, encontraram as residências identificadas com objetos amarelos, como foi pedido pela prefeitura. Funcionários da Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda, e da Guarda Municipal de Búzios estão acompanhando a vacinação.

O próximo bairro a receber a vacinação contra a gripe, em casa, será a Cem Braças. Agentes da Vigilância Epidemiológica já estão circulando pelas ruas para pré identificar as pessoas com 60 anos ou mais e sinalizar as casas onde moram, usando um adesivo amarelo.

Mantenham-se informados através das mídias oficiais da Prefeitura de Búzios para saber onde acontecerá a vacinação, em casa, diariamente. Pedimos que todas as pessoas com 60 anos ou mais, mesmo que não estejam cadastrados na Saúde de Búzios, que enviem uma mensagem com nome completo, data de nascimento e localização para o WhatsApp (22) 99730-4881. Elas também devem identificar seus domicílios com algum objeto amarelo visível, para facilitar o acesso das equipes de vacinação.

 

Foto: Ronald Pantoja

Mais lidas da semana