Os barcos, que realizam o transporte de passageiros na Ilha do Japonês, em Cabo Frio, estão sendo identificados pela Guarda Marítima e Ambiental de Cabo Frio. O objetivo é identificar as embarcações que estão em cumprindo as normas previstas pela Lei Municipal nº 1735, que estabelece diretrizes de regularização de documentos, boas condições do barco e regras de segurança, como prazo de validade dos equipamentos de navegação e coletes salva-vidas.
A certificação foi dada após uma vistoria realizada em março. O adesivo que foi colocado em nove embarcações será válido até novembro, quando uma nova fiscalização será realizada para a alta temporada.
“O grande objetivo desta ação é a segurança aquaviária, tanto dos condutores dos barcos quanto dos banhistas que frequentam a ilha. Com esse selo, todos têm a garantia que o serviço prestado está legalizado”, afirmou o superintendente da Guarda Marítima, Paulo Fernando Pinto Dias.
Ainda segundo o superintendente, a recomendação é que os frequentadores fiquem atentos ao selo. “Alertamos à população para que observe a presença do adesivo de certificação e, em caso de dúvida, acione os agentes da Guarda Marítima e Ambiental que estão sempre presentes no local de embarque”, finalizou o comandante.
A Ilha do Japonês é um dos locais mais procurados por moradores e turistas de Cabo Frio, caracterizada pela água cristalina e calma, além da proximidade com o Parque Municipal da Boca da Barra. O acesso ao local pode ser feitos através do bairro Ogiva, por onde se chega até ao estacionamento da Salina Peroana, ou feita por táxi marítimo com saída no bairro Passagem.