Mídias Sociais

Cidades

Artistas de Cabo Frio recebem Carteira Nacional do Artesão na próxima segunda-feira

Avatar

Publicado

em

 

O evento acontece às 15h, no Hotel Paradiso Corporate

Nesta segunda-feira, 30, será entregue aos artesões de Cabo Frio a Carteira Nacional do Artesão. A cerimônia será realizada às 15h, no Hotel Paradiso Corporate. Totalmente gratuita, a carteira é válida como identidade em todo território nacional, não requer anuidades ou taxa de adesão, e é emitida após o registro de dados no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (Sicab), que tem por objetivo fornecer informações necessárias para implantação de políticas públicas para a categoria.

De acordo com a Prefeitura, na ocasião são esperados 530 artesões, que realizaram seu cadastro em ações realizadas no 1º e 2º distrito de Cabo Frio. Para ter acesso à carteira, todos os beneficiados passaram pela fase de cadastro e palestras obrigatórias, que aconteceram durante o mês de junho no auditório da Ferlagos e também em Tamoios

Para a solenidade de entrega dos documentos já estão confirmadas as presenças da subsecretária Adjunta de Turismo do Estado do Rio de Janeiro, Néia Marioz; do secretário Estadual de Turismo, Nilo Sergio Felix, do prefeito cabofriense Marcos da Rocha Mendes, e do secretário Municipal de Cultura, Ricardo Machado.

Para o subsecretário Municipal de Cultura de Cabo Frio, João Félix, esse é um momento de grande importância para os artistas da cidade.

“A entrega dessas Carteiras é um momento muito importante para a cidade porque estaremos reconhecendo, profissionalmente, um grande número de artesãos que vão fortalecer ainda mais a economia do município, já que o artesanato é um trabalho permanente que atende milhares de turistas que visitam a cidade e consomem o produto”, enfatizou.

Segundo pesquisa do IBGE, mais de 8,5 milhões de brasileiros têm o artesanato como renda familiar, representando a atividade econômica em 78,6% dos municípios do país, além de ser um produto de grande importância dentro do setor turístico.

“O turismo é a indústria que vai impulsionar nosso município, o artesanato contribui muito para isso, para a movimentação de recursos, gerando emprego e renda. É importante salientar que essa união de esforços entre o Estado e o Município veio trazer benefícios de valorização e reconhecimento do artesão como profissional. Eles são o nosso cartão de visita e exportam nossa identidade para outros lugares", afirma a secretária Municipal de Turismo, Fabíola Bleicker.

Mais lidas da semana