Mídias Sociais

Cidades

Área rural de Cabo Frio tem Horta Comunitária

Thaiany Pieroni

Publicado

em

 

Uma Horta Comunitária foi criada, nesta semana, na área rural de Cabo Frio. A iniciativa visa o plantio e cultivo de hortaliças, legumes e verduras para consumo dos próprios servidores que atendem aos bairros Botafogo, Agrisa, Pacheco, Angelim, Araçá e Campos Novos. A ação também beneficia a população local, que pode participar através do plantio de mudas ou adquirindo gratuitamente mudas cedidas pelo projeto.

O presidente da autarquia, Luiz Claudio Gama, é um dos incentivadores de iniciativas como esta e explicou como surgiu a ideia. "Estamos sempre estimulando os setores a desenvolver atividades paralelas e de interação com a comunidade de entorno. Criamos o setor rural em Botafogo para melhorar o atendimento dos nossos serviços nesta região. Para nossa felicidade, nossos encarregados viram a oportunidade de aproveitar um espaço ocioso neste setor e, em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura, desenvolver a Horta Comunitária, agregando valor social a esta área com uma saudável iniciativa", afirmou Luiz Cláudio.

Para iniciar a atividade, algumas sementes foram compradas pela Comsercaf  e outras foram doadas por servidores e moradores, entre elas tomate, pimentão vermelho, pimentão verde, alfavaca, maxixe, beterraba, agrião, berinjela, alface, pepino, jiló, agrião, repolho, rúcula, brócolis, boldo, salsa, coentro e couve. O espaço destinado à horta possui 30m² e foi cercado com tela cedida pela Comsercaf.

Já a Secretaria Municipal de Agricultura cedeu um engenheiro agrônomo para orientar a equipe da autarquia com estratégias de cultivo e métodos preventivos à pragas e insetos na plantação. Um caminhão de adubo foi doado pela Secretaria para garantir os nutrientes necessários para o desenvolvimento da plantação.


 

Mais lidas do mês