Mídias Sociais

Cidades

Araruama prepara professores para apoio a alunos com deficiência

Avatar

Publicado

em

 

A inclusão de alunos com deficiência na escola é uma das mais importantes conquistas no país, com amparo garantido pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação.  Ainda mais importante é quando uma lei sai do papel e é encarada com a dignidade que precisa por parte da administração pública. A Prefeitura de Araruama, através da Secretaria Municipal de Educação (SEDUC), tem obtido grandes avanços nesta área.

A partir da próxima quinta-feira, dia 14, uma nova etapa na formação continuada de professores do ensino fundamental da rede municipal de ensino. O Setor de Inclusão da SEDUC realizará curso para apoio de alunos inclusos para 140 profissionais. As aulas serão realizadas uma vez por mês no Colégio Municipal Nair Valadares.

Atualmente, a rede municipal de ensino atende cerca de 570 alunos incluídos no ensino regular. São crianças com autismo, síndrome de down, microcefalia ou possuem deficiência auditiva ou visual que contam com professores de apoio em suas salas de aula.

Segundo o prefeitom Miguel Jeovani, o atendimento diferenciado enriquece o aprendizado e traz mais dignidade para as famílias.

“A educação inclusiva é uma necessidade hoje em dia e precisa ser tratada com dignidade em nossas escolas. Por isso estamos oferecendo este curso de formação continuada para que tenhamos 140 professores aptos a atuarem no apoio às crianças com deficiência. Essa ação se soma ainda ao curso de Libras, que já é um sucesso no município e que vai melhorar ainda mais o aprendizado de alunos surdos, que merecem a igualdade de oportunidade no aprendizado para se tornarem cidadãos com seus direitos sociais garantidos”, finalizou.

 

Flávia Martins

Mais lidas da semana