Mídias Sociais

Cidades

Alunos de Carapebus participam da 'Escolinha de Trânsito' - projeto de Macaé

Avatar

Publicado

em

 

Esta semana, a “Escolinha de Trânsito” ultrapassou as fronteiras da cidade de Macaé. Isso porque a ação realizada pela Secretaria de Mobilidade Urbana, por meio do Programa “Circulando no Trânsito”, foi convidada a participar de um dia de atividades ligadas ao tema na Escola Municipal Oficina das Letras, que fica em Carapebus (RJ). Desta forma, os alunos do 1º segmento do Ensino Fundamental tiveram um dia de aprendizado sobre educação para o trânsito, com direito a percorrer um circuito especialmente montado para isso.

As crianças receberam orientações para que respeitem as regras de trânsito e também verificaram na prática como se comportar, fazendo a simulação na réplica das vias de uma cidade, com cruzamentos, semáforos, faixa de pedestres e outros elementos comuns às ruas e avenidas. E por meio da simulação, aprenderam o seu papel como cidadãos inseridos no trânsito, seja como pedestre, ciclista e futuro motorista.

- Macaé está próxima fisicamente das cidades vizinhas, como Carapebus. E para nós esta parceria é muito positiva, já que desta forma ajudamos a formar ainda mais cidadãos conscientes. Até porque, muitos deles circulam constantemente por Macaé, com seus pais e responsáveis e podem se tornar multiplicadores destas informações. Ou seja, atuamos na prevenção de acidentes não só lá, mas em Macaé também – disse o secretário de Mobilidade Urbana, Júlio Antunes.

Ao final da apresentação, os alunos receberam um material educativo, a cartilha de trânsito em formato de revista em quadrinhos “Pistinha e a Família Roda Certo”, para reforço dos conceitos trabalhados em sala de aula.

- Trabalhamos o assunto oralmente na escola, mas com a “Escolinha de Trânsito” eles podem visualizar as situações que eles podem passar no trânsito. Vivemos em uma cidade que possui um número pequeno de habitantes e uma sinalização reduzida em relação a outros locais, mas aprender é sempre positivo. É muito importante que este trabalho seja feito nas escolas e agradecemos a parceria – pontua a diretora adjunta, Maria José Manhães.

Aprovação – A professora orientadora Maxmiriam Guijarro, que foi a responsável pelo convite à Mobilidade Urbana, concorda que falar sobre o tema na escola é uma questão de cidadania, mesmo com a realidade diferente com relação ao trânsito nas duas cidades.

- A cidade de Carapebus não tem muita oferta em sinalização, mas muitos destes alunos pegam estrada, vão a locais como Macaé e tudo que tiverem de conhecimento para formá-los como cidadãos mais conscientes é sempre positivo. Com a Escolinha de Trânsito eles podem conhecer a forma correta de agir e que se há falta de sinalização na cidade, ela deveria estar presente, assim como nos outros locais por onde passam - explica.

A aluna do 4º ano, Sara Melo, garante que, a partir de agora, passará a respeitar mais regras do trânsito. “Gostei de participar da 'Escolinha de Trânsito', pois aprendi sobre a sinalização e agora vou saber como me comportar quando sair na rua”, finalizou a menina de nove anos.

Serviço - Os interessados em agendar a realização de palestras da “Escolinha de Trânsito” podem fazê-lo por meio de ofício protocolado na sede da Mobilidade Urbana, situada à Rua Euzébio de Queiroz, 678 – Centro. Para informações, basta entrar em contato pelo telefone (22) 3717-0881.

Mais lidas da semana