Mídias Sociais

Cidades

Aeroporto de Macaé recebe prêmio do governo federal por boas práticas em gestão ambiental

Publicado

em

 

O Aeroporto de Macaé, que trafega com voos diários para o Rio de Janeiro e Campos dos Goytacazes, e que é administrado pela empresa Zurich Airport Brasil, do grupo suíço Zurich Airport, foi premiada pelo governo federal na última semana por boas práticas em gestão ambiental.

Em sua 5ª edição, o Prêmio Via Viva 2021 ficou com o Aeroporto de Macaé na Categoria Aeroportuária – Grupo C-I, que utiliza, para apuração, o Índice de Desempenho Ambiental (IDA) para o setor de infraestrutura de transportes.

“O IDA verifica a evolução qualitativa e o comprometimento socioambiental das empresas e serve de parâmetro para avaliar a eficácia e a qualidade da gestão ambiental nos empreendimentos do setor”, explicou a Zurich Airport, que considera as boas práticas em gestão ambiental como primordiais na administração do aeroporto.

Segundo a empresa, dentre as diversas práticas adotadas no Aeroporto de Macaé que ganharam destaque, está a gestão de resíduos sólidos, com a implantação da coleta seletiva; treinamentos ambientais internos; e o encaminhamento do resíduo reciclável para Organizações Não Governamentais (ONGs) de reciclagem.

“Outro pilar de iniciativas é a energia. O terminal conta com um sistema automático para monitoramento do consumo e temperatura dos equipamentos eletroeletrônicos e eletromecânicos do aeroporto, contribuindo para redução do consumo energético. Além disso, o aeroporto também possui ações de conservação e reutilização da água. A administradora instalou torneiras com fechamento automático, mictórios acionados por infravermelho e descargas com duplo acionamento nos sanitários, contribuindo para a redução do consumo de água”, acrescentou a Zurich Airport Brasil.

A premiação aconteceu o Seminário Socioambiental em Infraestrutura de Transporte, que marcou a 5ª edição do evento, e que, ao todo, reconheceu outros 6 projetos ligados à infraestrutura de transportes no país, além do projeto do Aeroporto de Macaé.

Mais lidas da semana