Mídias Sociais

Caderno D

São Pedro da Aldeia: lazer, praia e sol no verão 2017

Avatar

Publicado

em

 

Se a opção escolhida foi de lazer e também curtir muito sol e águas tranquilas, São Pedro da Aldeia é o seu lugar. Localizada às margens da Lagoa de Araruama, apresenta praias de águas mornas, enseadas e belas paisagens.

Comece pela Praia do Balneário, que oferece uma boa infraestrutura de quiosques. Nos arredores, não deixe de fazer uma caminhada até a Ilha de Chico Mendes, a apenas 10 metros da praia.

Outra opção de caminhada é a Praia da Ponta d’água, com sua salina desativada, ótimo ponto para fotografias e observação da paisagem. Ainda a Praia da Teresa é outra opção para um mergulho e um lindo pôr do sol.

Para os que gostam de esportes náuticos, a Praia de São Pedro, na entrada da cidade é uma ótima opção. Frequentada por velejadores profissionais e amadores, utilizam caiaques, jet-ski, velas e kitesurf dão um colorido especial às águas da lagoa.

Na Praia de São Pedro está o Centro de Informação Turística, onde pode-se obter outras informações sobre a cidade, serviços e eventos. Ainda junto ao centro, visite a Praia da Pitória, muito frequentada pelos moradores locais. Outros locais que devem ser visitados são, a Igreja de São Pedro, a Colônia dos Pescadores e a Praia do Arrastão, que não é urbanizada e seu acesso se dá apenas a pé ou de bicicleta.

Passando pelo centro, se chegam as outras praias. Observe no caminho o rico patrimônio cultural de São Pedro da Aldeia, como a Igreja dos Jesuítas e o casario da Avenida São Pedro.

A Praia do Sol é a praia do agito, com seus quiosques e muita música até o pôr do sol. Logo adiante encontra a Praia da Ponta da Areia, a Praia do Boqueirão e a Ilha das Pombas, cujo acesso é facilitado pela pouca profundidade da lagoa.

A Praia do Sudoeste, com suas amendoeiras, casuarinas, coqueiros e quiosques, é uma das mais movimentadas, especialmente nos finais de semana e feriados. Caminhando pela praia chega-se à Praia da Ponta da Peça, local pitoresco, de vista privilegiada, onde a pescaria pode ser uma alternativa de lazer. Recebeu esse nome porque, segundo a história, ali ficava um canhão de artilharia que avisava ao forte de São Mateus, em Cabo Frio, caso houvesse alguma invasão de piratas e aventureiros nos séculos passados.

Seguindo adiante, chega-se à Praia da Baleia, pouco utilizada para banhos, porém uma pequena e singela vila de pescadores, pode-se chegar a uma boa prosa. Outra caminhada imperdível é seguir para a Praia Ponta dos Cardeiros. Embora em propriedade particular, o acesso é facultado, oferecendo uma paisagem única com uma estreita faixa de areia e vegetação de restinga.

Não deixe de ver também a Praia do Mossoró, a Praia do Nordeste, a Praia Brava, a Praia Linda. Enfim, ótimas opções não faltam para um bom mergulho na salinidade das águas de São Pedro da Aldeia.

Há ainda as praias: de Carapebas; Praia dos Pescadores; Praia do Palmiro e Praia Linda do Baixo Grande.

 

Esio Bellido

Foto: Divulgação

 

 

 

Mais lidas da semana