Mídias Sociais

Caderno D

Praia do Forte, em Cabo Frio, fica entre as 25 melhores do país

Thaiany Pieroni

Publicado

em

 

A Praia do Forte foi eleita uma das 25 melhores praias do Brasil. O título veio através do prêmio Travellers’ Choice 2018, que realiza uma votação anual pelo site de viagens Trip Advisor. A conquista de tal colocação não surpreende, tendo em vista o expressivo número de amantes da Praia, que atrai milhares de turistas durante o ano inteiro.

Seja pra pegar um sol, relaxar em meio à natureza ou até mesmo praticar esportes, a Praia do Forte registra a democratização de um espaço que é lotado por diferentes etnias, classes e frequentadores de várias partes do país.

O estudante de jornalismo, Matheus Cossati, é um dos amantes da Praia do Forte. Para ele, a Praia tem uma diversidade incrível, que encanta todo os gostos. “A praia é ótima. Com águas limpas, também se revela versátil, pois quem gosta de ondas tem uma grande extensão que é até propícia para a prática do surf. Já para quem gosta de mares mais tranquilos, pode ficar no canto do Forte, que as águas são mansas e ideais para levar crianças. É um ponto turístico de Cabo Frio que recebe uma grande quantidade de visitantes pela sua beleza”, comentou o estudante de jornalismo.

O comerciante Nivaldo, morador do Rio de Janeiro, toda vez que vem a Região dos Lagos não consegue ficar sem visitar a Praia do Forte. “Eu tenho um carinho especial por essa praia, desde sempre. Tenho que passar pela praia nem que seja para sentar em um quiosque e tomar minha cervejinha. Mas quando tempo está bom, não pode faltar aquele mergulho que renova qualquer energia”, contou.

A Praia do Forte tem 7,5 quilômetros de extensão, além da sua água cristalina e areias brancas, a Praia abriga ainda, no canto esquerdo, o Forte São Mateus, uma fortaleza erguida em 1620 pelos colonizadores portugueses para proteger a cidade de invasões de espanhóis e holandeses. Os canhões da época ainda estão preservados no local. No canto esquerdo há também o Mirante do Arpoador com uma paisagem incrível.

“A Praia do Forte compõe, junto com o Forte São Mateus, o principal cartão postal da cidade. O local atende a diversos públicos. Oferece lazer para idosos, crianças e portadores de necessidades especiais, no canto esquerdo, onde as águas são bem tranquilas. Já no meio da praia, famílias e jovens se deliciam na orla, que possui uma diversificada estrutura gastronômica. Na altura do bairro Foguete é comum ver praticantes de kitesurfe e surfistas, devido à excelente formação de ondas. E, para os mais aventureiros, a Praia do Forte ainda oferece ótima raia para velejar e remar em canoa havaiana. É uma praia para todos”, afirmou a secretária de Turismo, Fabíola Bleicker.

 

 

Turismo Cabo-friense se destaca – O turismo em Cabo Frio tem crescido consideravelmente nos últimos tempos. Em 2018, a cidade se manteve no topo do ranking do turismo nacional, de acordo com o novo Mapa do Turismo Brasileiro do Ministério do Turismo, Cabo Frio teve a classificação máxima “A” na chamada categorização dos municípios. Em 2017, Cabo Frio também foi destaque no site de viagens Kayak. A cidade ocupou a 5ª colocação na categoria “Destinos Litorâneos em Alta”, a frente de cidades como Porto (Portugal), Orlando e Miami (EUA). A lista possui 10 cidades espalhadas pelo mundo.

Os prêmios conquistados pela cidade são um reflexo no investimento no turismo no último ano. Uma das novidades da alta temporada foi a chegada de turistas internacionais através de voos diretos vindos da Argentina. As 12 escalas de transatlânticos também garantiram a movimentação de turistas de várias partes do país nas terras cabo-friense.

O turismo esportivo também ganhou força com a realização, no ano passado, do Aloha Spirit, um dois mais importantes festivais de esportes aquáticos da América Latina, que retorna à cidade em novembro deste ano. A cidade também virou cenário para produção de TV, como a novela “A Força do Querer” e filmes como o “Os Salafrários”.


 

Mais lidas do mês