Mídias Sociais

Caderno D

O turismo macaense

Avatar

Publicado

em

 

A cultura conta sobre os hábitos e costumes de um povo e o turismo é um capítulo a parte na história de Macaé, que vem se reinventando a cada ano, mostrando seu grande potencial no segmento e que revela uma cidade que cresce de olho no futuro. Podemos afirmar com tranquilidade, que o município foi um dos que mais se desenvolveu no estado nos últimos 20 anos. Crescendo em ritmo acelerado e tendo como base o turismo de negócios, o ramo hoteleiro e gastronômico é muito forte e mostra o seu valor com profissionalismo e bases sólidas.

Não podemos esquecer que a cidade é a sede da Brasil Offshore, que reúne cerca de 500 empresas do setor de petróleo de 50 países, e é realizada no segundo maior centro de convenções do estado do Rio.

Saindo um pouco do contexto do petróleo, Macaé é privilegiada pois tem mar e tem serra em um só lugar. A cidade tem uma grande zona costeira com praias belíssimas e cercada de belezas naturais, santuários ecológicos e lagoas. São 23 quilômetros de litoral onde vários esportes como surf, bodyboard, kitesurf, por exemplo, são praticados. Entre as praias mais visitadas podemos destacar a Praia dos Cavaleiros, a Praia do Pecado, a São José do Barreto e a Campista. No quesito santuário, o Arquipélago de Sant’Anna é formado pelas Ilhas do Francês, Sant’Anna, Ilhote Sul e Ponta das Cavalas, onde várias espécies de aves marinhas fazem suas desovas. A Lagoa de Imboassica é um dos pontos turísticos mais lindos, visitados e possui um entardecer de tirar o fôlego.

A Região Serrana de Macaé é uma verdadeira preciosidade e que revela uma natureza preservada, cheia de encantos. São seis distritos que compõem esta região, onde a simplicidade e a exuberância da Mata Atlântica são os cartões de visita de quem adora estar em contato direto com a natureza. Os rios com suas corredeiras radicais, ótimos para a prática de esporte radicais e suas dezenas de cachoeiras é um convite imperdível para descansar e se divertir pra valer. Sana é o distrito mais visitado da serra macaense e foi transformado em Área de Proteção Ambiental. E o distrito de Glicério é famoso por suas corredeiras e muito procurado por quem adora praticar canoagem.

Macaé é mesmo múltipla e através de tantos atrativos, mostra o seu valor e grande potencial para o turismo. Quem acha que a cidade apenas respira trabalho, vai se surpreender no quesito entretenimento.

Mariana Abrantes

Mais lidas da semana