Mídias Sociais

Caderno D

Macaé recebe a IV Fesquiff

Avatar

Publicado

em

 

O Instituto Federal Fluminense (Campus Macaé) divulgou essa semana a chamada da abertura das inscrições de esquetes para o IV Festival Nacional de Esquetes do IFFluminense (IV Fesquiff), que será realizado no dia 07 de dezembro desta ano.

Para efetuar a inscrição, os grupos, as companhias e as produções teatrais deverão acessar o site http://iv.fesquiff.iff.edu.br, efetuar o cadastro e submeter um texto teatral da escolha do candidato, com duração mínima de cinco minutos e máxima de 15 minutos. Os esquetes podem ser de classificação livre, de 12 ou 14 anos.

O prazo para as inscrições, vai até 28 de outubro e os esquetes passarão por uma análise para seleção. O resultado final será publicado no dia 17 de novembro.

Durante o festival, além das apresentações dos esquetes, ocorrerá a apresentação do Grupo Nós do Teatro e Oficinas de arte e cultura. O edital completo para as inscrições das esquetes está disponível no portal do Festival, no endereço eletrônico citado acima.

Esquete

É uma peça de curta duração, geralmente de caráter cômico, produzida para teatro, cinema, rádio ou televisão. O termo em inglês com o mesmo significado é “Sketch”. Cada esquete tem cerca de 10 minutos de duração. Os atores ou comediantes possuem forte capacidade de improvisação.

Programação

O segundo semestre de 2016 será de efervescência da arte no Instituto Federal Fluminense (IFF). Isto porque a quarta edição do Festival Nacional de Esquetes do IFFluminense (IV Fesquiff) traz duas novidades neste ano. Primeiro que será realizado de forma multicampi, com a participação das unidades sediadas nos municípios de Bom Jesus do Itabapoana, Cabo Frio, Cambuci, Campos dos Goytacazes, Itaperuna, Macaé, Maricá, Quissamã, Santo Antônio de Pádua e São João da Barra e a segunda é que será em datas diferenciadas em cada município, ao longo de quatro meses.

“Após cada edição, fazemos uma avaliação do que poderia ser melhor, e o desejo de realizar o Festival em todos os campi sempre foi grande”, explicou a coordenadora de Políticas Culturais e Diversidade do IFFluminense, Kátia Macabu.

O Fesquiff terá em sua programação a apresentação de esquetes; apresentação do Grupo Nós do Teatro com duas possibilidades de peças: “Entrelaces”, de Carola Saavedra e “Os inimigos não mandam flores”, de Pedro Bloch; além de oficinas voltadas para artes cênicas, música, fotografia, etc. Cada campus organizará a sua programação e a divulgará em breve.

Todas as atividades serão gratuitas para participação da comunidade interna e externa.

O Festival Nacional de Esquetes do IFF foi criado pelo Grupo Nós do Teatro, fundado em 1995 e já contou com três edições: 2009, 2012 e 2014. Em cada edição há a participação de grupos da região, como também de outros estados como Minas Gerais e Espírito Santo.

 

Esio Bellido

Foto: Divulgação

 

 

 

Clique Diário

E. L. Mídia Editora Ltda
CNPJ: 09.298.880/0001-07
Redação: Avenida Atlântica, 2.500, sala 22 – Cavaleiros – Macaé/RJ

cliquediario@gmail.com
(22) 2765-7353

Mais lidas da semana