Mídias Sociais

Caderno D

Macaé oferece opções de lazer no verão 2017

Avatar

Publicado

em

 

Macaé é uma das cidades fluminenses que apresentam os mais diversos tipos de diversão quando se relaciona ao verão e seus atrativos. Entre eles estão as praias, lagoas e montanhas.

O turista tem opção de escolher a praia que mais lhe agrade, algumas são mais calmas, com poucas ondas e outras mais badaladas e também com ondas fortes, ideal para o surf. É o caso da Praia do Pecado, que possui ondas fortes e águas cristalinas, para a felicidade dos surfistas.

Além disso, os amantes do ecoturismo podem contar com as belezas da região serrana. Nesse caso, mesmo no verão há pessoas que querem fugir um pouco da agitação e procuram refúgio na natureza. Uma boa opção é o Arraial do Sana, distrito de Macaé muito visitado por mochileiros e amantes do ecoturismo, no lugar se escondem as melhores trilhas e cachoeiras da cidade.

Outra opção é o Arquipélago de Santana, que fica a 8 km da costa e é protegido pela Marinha. Com autorização pode-se conhecer esse refúgio na natureza e pouco explorado pelos homens.

Ainda se tratando de ecoturismo, Macaé guarda uma pedra preciosa, o Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba. Entre várias lagoas costeiras e cristalinas, este local com pouca estrutura, guarda uma lagoa próxima ao mar, cercada de vegetação nativa e pitangas da restinga. Considerada a área de restinga mais bem preservada do país e é muito visitada por quem busca contato com a natureza.

Conheça as praias

Cavaleiros

- Considerada uma das praias mais frequentadas de Macaé, está localizada no bairro de mesmo nome. Possui beleza exuberante e uma grande faixa de areia clara, além de mar azul esverdeado. O local recebe muitos turistas durante a temporada, além dos próprios moradores da região, por possuir uma boa infraestrutura com bares e restaurantes.

A praia é convidativa para toda a família, que pode desfrutar de uma beleza única, tranquilidade e comodidade. Há quem diga que a Praia dos Cavaleiros é a “Copacabana” de Macaé, pois recebe muitos turistas e é uma das praias mais badaladas do município.

Praia do Pecado

- Esta praia de Macaé já é a mais procurada pelos surfistas. É uma praia menos movimentada que a dos Cavaleiros, ideal para quem busca um refúgio local, principalmente para quem curte pescar. O mar é bem agitado e o calçadão é ideal para passeios em família, caminhadas e pista para bicicleta, por ter uma orla extensa. Ao norte da praia, os rochedos guardam águas cristalinas, o que é propício ao mergulho.

Praia da Barra

- São quase 2 km de praia. A areia é amarelada e com água mais esverdeada. Não costuma ser muito frequentada para o banho, pela presença de muitas embarcações. Costuma ser usada para caminhadas e pesca. Possui uma vista bonita para o Arquipélago de Santana.

Praia de Imbetiba

- A história do verão em Macaé começa na Praia de Imbetiba, onde nas décadas de 60 e 70 era frequentada por famílias e também era o point da alta estação da cidade. Com uma larga faixa de areia avermelhada, onde dividida por diques, possui mais de uma enseada. É importante também por abrigar o polo de trabalho de extração de petróleo. Possui águas tranquilas e em sua orla, algumas árvores e prédios próximos compõe o visual do lugar. Atualmente continua sendo frequentada mais por famílias mais antigas da cidade por trazer à tona a nostalgia da cidade no verão. As principais atividades praticadas são caminhadas, futebol e frescobol. Boa para descansar, admirar o nascer e pôr do sol e curtir momentos tranquilos e fazer pic-nic com a família.

Arquipélago de Santana

- Composto de três ilhas: A Ilha de Santana – A maior delas, para visita-la só é possível com autorização da Marinha, que a protege. A vegetação virgem é bem densa e as praias são um espetáculo à parte.

A Ilha do Francês – Pequena praia estilo cartão postal. É possível dar uma volta na pequena ilha para quem gosta de caminhar e tirar belas fotos. Mas é aconselhável fazer a caminhada ao lado de quem conheça a ilha. Para os pescadores, a pequena Ilhote Sul é uma ótima opção, por apresentar muitas rochas, não costuma ser visitada por banhistas.

 

Esio Bellido

Foto: Divulgação

 

 

Mais lidas da semana