Mídias Sociais

Caderno D

Macaé Beer Festival antecipa data de realização

Avatar

Publicado

em

 

O 1º Festival Macaense de Cervejas Artesanais (Macaé Beer Fest) antecipou a data e mudou o local de sua realização.  O evento agora está programado para acontecer nos dias 07, 08 e 09 de outubro, na Praça Washington Luiz, no Centro de Macaé.

O Festival que tem o apoio do Polo Cervejeiro Macaense, Prefeitura do município e Sebrae, é um evento gastronômico e que tem a participação das cervejarias artesanais da região, restaurantes de Macaé, música e arte.

O evento foge um pouco dos padrões dos festivais em Macaé, que acontecem sempre na Orla dos Cavaleiros ou na Praia de Imbetiba e dessa vez no centro da cidade.

“Esse será um grande evento de cerveja artesanal, onde iremos atrair entre 15 e 20 mil pessoas para o festival, se tornando o maior no ramo de cerveja artesanal da cidade”, disse o empresário e organizador do evento, Aécio Lopes.

Segundo a organização do festival, a Praça localizada no centro da cidade irá facilitar o acesso a todos os participantes, além de abranger outras regiões do município.

Ainda segundo a organização do evento, já foram feitas reuniões para os empresários participantes, onde foi mostrado o projeto do Macaé Beer Fest. “A intenção é de divulgar o evento e conquistar apoiadores, patrocínios e empresas interessadas em participar do festival”, frisou Lopes.

Com entrada franca, haverá 40 stands divididos entre cervejarias e distribuidores de cerveja, espaço de alimentação com várias opções de gastronomia local e espaço kids. “Vamos trazer lançamento de cervejas e o público terá contato com cervejeiros. Queremos criar uma “Oktoberfest” (tradicional festa alemã, realizada em Blumenau) em Macaé, pois a cidade aprova eventos que celebram essa cultura. O macaense já aprovou a cerveja artesanal e gosta de manifestações populares e de festivais nas ruas. O produto tem uma alta aceitação e com isso iremos oferecer um atrativo para a população e também conhecer as cervejarias locais e de fora”, concluiu o organizador.

Entenda o produto

Cervejas artesanais são aquelas produzidas quase que de “forma caseira”. Várias micro-cervejarias, mesmo utilizando equipamentos modernos e engarrafando suas produções, ainda assim são consideradas como cervejarias artesanais pelo cuidado que têm com sua produção, indo desde os ingredientes básicos da cerveja, passando pela receita de preparo e chegando até aos conservantes finais, que devem ser naturais e não químicos.

Outras micro-cervejarias ou cervejarias caseiras, são realmente o que se chama de artesanais ao pé da letra. Utilizam equipamentos pequenos que cabem em qualquer cozinha, normalmente não possuem engarrafadoras e guardam suas produções com garrafas de cerveja comum e rolhas.

Ao ouvir falar em Cerveja Artesanal é possível pensar em cervejas bem cuidadas, com produções mais restritas (mas não necessariamente pequenas), o que leva a produtos com resultados finais muito interessantes e diversificados.

As cervejas caseiras, aquelas feitas em casa com produções limitadas, normalmente de 20 a 40 litros por vez, também podem ser consideradas cervejas artesanais.

 

Esio Bellido

Fotos: Divulgação

 

Mais lidas da semana