Mídias Sociais

Caderno D

Inea realiza curso para condutores no Parque Costa do Sol

Avatar

Publicado

em

 

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) irá realizar entre os dias 20 de setembro e seis de dezembro de 2016, aulas de capacitação de condutores de visitantes. O objetivo é de oferecer mais qualidade a quem visitar o Parque Costa do Sol (PECS), através de guias mais capacitados.

As aulas serão ministradas às terças e quintas-feiras, das 17h30 às 22h, na Faculdade da Região dos Lagos (Ferlagos) em Cabo Frio. Com carga horária total de 145 horas, incluindo o estágio feito em diversas áreas do PECS, através de tarefas de educação ambiental, manejo e de trilha e condução.

O curso de capacitação de condutores de visitantes irá abranger as matérias de história do parque, noções de ecologia, geografia, turismo e sustentabilidade, legislação ambiental, técnicas de condução, criação de roteiros, cartografia e segurança, dívidas entre módulos teórico e prático. As aulas práticas vão ocorrer aos sábados.

O Programa Estadual de Guias e Condutores do Inea, tem como objetivo capacitar, ordenar e certificar as atividades de guiagem e condução de visitantes nas unidades de conservação do Estado.

A qualificação de condutores locais de visitantes busca auxiliar o desenvolvimento social e econômico por meio do fomento das práticas de guiagem, propiciando geração de renda para comunidades do entorno. Além disso, permite oferecer ao visitante a possibilidade de uso deste serviço turístico com segurança, qualidade e com um mínimo impacto nas visitas aos parques.

O público-alvo são moradores da região da unidade de conservação, que abrange partes de sete municípios, entre Araruama e Armação dos Búzios, que será a primeira turma do curso, que é gratuito.

 

Esio Bellido

Foto: Divulgação

 

 

 

 

 

 

 

 

Mais lidas da semana