Mídias Sociais

Caderno D

Final de semana em Cabo Frio terá exposições, serestas e surf

Avatar

Publicado

em

 

Eventos tiveram início nessa sexta-feira (25). Algumas exposições seguem até outubro. Confira a programação

Daniela Bairros

A agenda deste final de semana está repleta de atrações culturais para os moradores e os que forem visitar Cabo Frio, na Região dos Lagos. Além das belas praias e dos principais pontos turísticos da cidade, vale a pena visitar exposições e participar das Serestas de Inverno.

Cabo Frio também irá receber a 1ª Etapa do Circuito Estadual Profissional de Surf do Rio de Janeiro.

As atrações tiveram início nessa sexta-feira (25), com a exposição temporária de bicicletas antigas no Museu de Arte Religiosa e Tradicional (Mart), antigo Convento Nossa Senhora dos Anjos. A mostra “Vem de Bike” conta com 21 peças dos colecionadores Paulo Pinto, Sérgio Lobo e Odilon Júnior. A visitação é aberta ao público, de terça a sexta-feira, das 10h às 17h, e aos sábados e feriados, das 14h às 18h, com entrada franca, até o dia 28 de outubro.

Até este domingo (27), o público pode visitar a II Exposição de Orquídeas, na Casa de Cultura de José de Dome (Charitas), das 10h às 20h, no corredor cultural. O evento é realizado pelas Orquídeas Marinho, com apoio cultural da Secretaria de Cultura. A entrada é franca.

Programação de sábado

O sábado (26) começa com a 1ª Etapa do Circuito Estadual Profissional de Surf do Rio de Janeiro – Top Surf Pro Trail, a partir das 7h na Praia do Forte, na altura da Praça das Águas. O evento é promovido pela Federação de Surf do estado, em parceria com o Cabo Frio Surf Clube e com apoio da Secretaria de Turismo.

Para aqueles que preferem um passeio com história e cultura, no sábado também acontece a 3ª  edição do Projeto Caminhos da História. A caminhada tem início às 9h no Convento, passando pelo Morro da Guia, Rua Érico Coelho (Palácio das Águias), Praça Dom Pedro II (Solar dos Massa), Praça Porto Rocha (Igreja Nossa Senhora da Assunção, Charitas, Câmara dos Vereadores), Bairro da Passagem (Largo de São Benedito), concluindo no Forte São Matheus. A recomendação é que os participantes usem roupas leves, protetor solar, tênis ou calçado confortável. Em caso de chuva a atividade será adiada.

E não para por aí. Ainda no sábado o Pólo Gastronômico e Cultural da Passagem realiza, a partir das 19h, as “Serestas de Inverno – Todo restaurante uma canção!”. O resgate das composições seresteiras ficará por conta do Grupo Amadeus, que irá percorrer as ruas da Passagem relembrando as tradicionais serestas do século XVIII, com os instrumentos musicais usados na época: violão, cavaquinho, flauta e violino. Os músicos também vão entrar nos estabelecimentos entoando as antigas composições românticas de ilustres compositores do período. Cada um dos 12 restaurantes do bairro que compõem o polo vai apresentar uma sugestão de prato da noite, que será batizado com o título de uma música de um compositor brasileiro de seresta. Os estabelecimentos terão uma “seresta tema” identificados por um cartão postal exclusivo do evento, que será distribuído aos clientes, e também terão uma placa na fachada, buscando trazer o passado musical à atualidade.

 

Crédito: Divulgação

Mais lidas da semana