Evento, que está na 16ª edição, encerra neste domingo (16)
Thaiany Pieroni
Os amantes da boa gastronomia já tem destino certo neste fim de semana, dias 14, 15 e 16 (sexta, sábado e domingo). É a última oportunidade de aproveitar a 16ª edição do Festival Gastronômico de Búzios. O evento, que reúne uma grande variedade de pratos preparados pelos melhores chef’s do balneário, começou no último fim de semana e vai se encerrar neste domingo (16).
A expectativa é que neste fim de semana, o movimento seja ainda maior do que na última semana, na estreia do festival, quando apesar do frio, as ruas do Centro, assim como dos outros pontos que participam do evento, ficaram lotadas de moradores e visitantes ansiosos por saborearem os pratos. Para atender a demanda, a organização decidiu, inclusive, ampliar o horário das degustações. Na sexta e no sábado, no Centro, na Aldeia da Praia e na Rasa, o horário será das 19h à meia noite. Já no sábado e domingo, na Lagoa dos Ossos e na Rasa, o evento começa às 14h e vai até 21h.
O festival reúne mais de 60 restaurantes da cidade. E a melhor parte é que além da variedade de sabores, os preços são muito acessíveis. As entradas e sobremesas a R$ 10 e prato principal a R$ 15.
Cada edição uma nova surpresa – O festival começou com degustações na Rua das Pedras, Orla Bardot, Turíbio de Farias e Porto da Barra, mas a cada ano traz uma novidade e mais possibilidades. Neste ano, a novidade é que Manguinhos e a Rasa estão presentes pela primeira vez no festival, o que significa uma integração completa da cidade durante o evento.
A Praça do Inefi, na Rasa, é o local, onde sete restaurantes estão oferecendo pratos irresistíveis, incluindo o tradicional peixe com banana, Picanha Made in Búzios, além do Consomé de Camarão, que é mais do que especial, pois é servido pelas crianças da APAE (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais) e toda a renda do prato será revertida à entidade.
A outra novidade é que neste ano também é a primeira vez que o Shopping Aldeia da Praia, em Manguinhos participa do festival. São três estabelecimentos organizados no espaço, oferecendo sabores indescritíveis.
A Lagos dos Ossos, que participou do Ffstival pela primeira vez no ano passado, também manteve sua presença este ano e também oferece ótimas opções gastronômicas.
Festival movimenta toda a economia da cidade – O festival não é só uma tradição dos moradores de Búzios e dos arredores. Milhares de pessoas, dos mais variados lugares, fazem questão de prestigiar o evento, o que contribui com a economia geral da cidade.
A expectativa do setor hoteleiro, que já atinge 70% de ocupação, em sua maioria em estabelecimentos de meios de hospedagem localizados no centro, é que este percentual aumente com a aproximação do sábado e do domingo.
Sobre o Festival - A história do evento começou em 2001 quando Gil Castelo Branco, na época jornalista, decidiu tirar umas férias no balneário mais charmoso do Rio de Janeiro e como era de se esperar ficou apaixonado. Sendo assim, largou tudo que tinha para morar em Búzios. Foi a partir de então que começou a trabalhar com produção de eventos e teve a ideia de fazer o primeiro festival, numa tentativa de resgatar o glamour da cidade, para além das praias e da natureza. “Em princípio seria uma única edição, mas estamos já no 16º ano”, contou Gil, que comemora o fato do festival ser um dos principais motivos de maior movimentação em Búzios, mesmo no inverno. “O evento movimenta Búzios no inverno. Durante o festival, a cidade fica em festa e as ruas, bastante cheias”, enfatizou.
Crédito: Divulgação