Mídias Sociais

Caderno D

Exposição “Brasileiro é...” celebra o mês da Pátria em Rio das Ostras

Avatar

Publicado

em

 

A Casa de Cultura Bento Costa Júnior, em Rio das Ostras, está sediando a Exposição “Brasileiro é...”, que é uma das iniciativas da Secretaria do município para celebrar o mês da Pátria.

A mostra, que tem entrada franca, fica em cartaz até a próxima sexta-feira (30) e reúne fotografias feitas por professores da Rede Municipal de Ensino.

Com a curadoria de Anna Rosaura Trancoso, a Exposição é resultado do curso de Fotografia e Identidade – Uma Proposta Pedagógica, realizado pela Casa de Educação para os professores da rede municipal de ensino.

De acordo com a professora da rede municipal e coordenadora de Arte da Casa de Cultura de Rio das Ostras, Anna Rosaura, durante o curso, houve uma investigação da linguagem fotográfica por meio da análise e produção de imagens sob diferentes enquadramentos, ângulos, iluminações e objetivos. “É preciso compreender que por trás de uma câmera existe sempre alguém com uma intenção, o que nos possibilita a apropriação de recursos para uma melhor expressão fotográfica”, explicou.

Comemorações

Essa é uma iniciativa da Prefeitura do município que programou diversos eventos para o mês da Pátria. Foram muitas ações diversificadas que valorizam o meio ambiente, a cultura e as histórias do Brasil e do município. Várias atividades foram promovidas nas unidades de ensino, estimulando a reflexão e o civismo. Plantio de árvores, exposição e apresentações artísticas também fazem parte da programação comemorativa.

Durante todo o mês de setembro aconteceram diversas programações culturais, entre elas, a apresentação no Teatro Popular de Rio das Ostras da Cia de Dança Baía Formosa e da Big Band Onda de Sopro, projetos da Fundação Rio das Ostras de Cultura.

Outras atrações como a peça “O Mágico de Oz”, do grupo teatral da Escola Municipal Simar Machado Sodré e a performance dos atletas da Escola de Ginástica Rítmica da Secretaria de Esporte e Lazer.

Já para encerrar o mês de setembro, onde se promove as comemorações da Pátria a Exposição de fotografias feitas por professores da Rede Municipal de Ensino, encerra com chave de ouro. “As fotografias em comemoração ao mês da Pátria revelou a criatividade e o patriotismo de cada professor inserido no projeto”, concluiu.

A Exposição “Brasileiro é...” fica em cartaz até o dia 30 de setembro na Casa de Cultura Bento Costa Júnior, na Rua Bento Costa Jr, 70, Centro de Rio das Ostras.

O funcionamento é de terça-feira a sábado, de 13h às 17h30, com entrada franca.

 

Esio Bellido

Foto: Divulgação

 

 

 

 

 

 

Mais lidas da semana