Mídias Sociais

Caderno D

Dia BRASILEIRO do Rock!

Avatar

Publicado

em

 

Hoje é o dia para celebrar o estilo musical mais influente, mais marcante, que dita moda, que dita hábitos e que resiste a qualquer novo estilo. Nada abala o bom e velho rock’n’roll e para comemorar como se deve, nós vamos sugerir alguns lugares pela Região dos Lagos, onde você pode curtir um happy hour em comemoração a data, é claro, ao som de muito rock. Mas isso nós vamos mencionar mais no final. Antes vamos saber um pouco, como tudo isso começou.

O dia 13 de julho é o Dia Mundial do Rock, mas você sabia que essa data é comemorada apenas aqui no Brasil? É mundial ou nacional? Tá confuso isso, né? Mas vamos entender melhor. Bom, a origem da data se deu, devido ao megaconcerto beneficente Live Aid, que rolou no dia 13 de julho de 1985, mas foi um evento gringo, idealizado pelo músico irlandês, Bob Geldof e o escocês Midge Ure, cuja intenção era arrecadar o máximo de dinheiro para realizar doações paras famílias pobres da Etiópia. Foi um evento difícil de se organizar, mas valeu a pena. Um encontro histórico aconteceu entre as maiores bandas de rock do planeta. Led Zeppelin, Black Sabbath, Paul MacCartney, Eric Clapton, Mick Jagger, BB King, U2, Phil Collins, entre outros, subiram ao palco com a missão de levar o seu som ao alcance do maior número de pessoas possível, para sensibilizar as pessoas por uma causa tão relevante. Tudo isso aconteceu em um estádio nos EUA e também em Londres, mas ao mesmo tempo, alguns músicos resolveram se reunir também na Rússia, Austrália e Japão. No total, foram 200 mil pessoas reunidas e fontes revelaram na época que cerca de 1,5 bilhão de telespectadores de mais de 100 países, estavam conectados, vidrados, assistindo este que foi um show histórico.

Apesar de todo o movimento em prol dos mais necessitados, os números arrecadados não eram tão animadores. Durante o evento, o dinheiro arrecadado era contabilizado e chegava perto de R$6 milhões, o que era muito pouco. Triste com o resultado, o organizador, Geldof, subiu ao palco e deu uma bronca também histórica, dizendo que as pessoas estavam morrendo naquele exato momento, enquanto elas curtiam o evento. Bom, a bronca fez efeito e no dia seguinte, as mídias noticiavam que o total arrecadado beirava os R$247 milhões.

O Dia Brasileiro do Rock

Mas voltando a questão da origem da data, ao que tudo indica, o cantor Phil Collins, teria sugerido a ideia de criar o dia Mundial do Rock, mas nada confirmado. Em terras brasileiras, ícones da história do nosso rock’n’roll, afirmam até hoje, que duas rádios paulistanas, que transmitiram o megaconcerto, resolveram disseminar a ideia de Phil, que em terras gringas não teve muita repercussão. Aqui teve e desde então, a data é comemorada.

Uma nova versão

Exatos 20 anos após o evento, o idealizador resolveu criar o Live 8, como se fosse a continuação melhorada do evento, com uma estrutura maior e shows em mais países. A intenção foi pressionar os líderes do G8 para perdoar a dívida externa dos países mais pobres e erradicara a miséria do mundo. Quem fez história desta vez foi a banda Pink Floyd, que se reuniu com sua formação original pela primeira vez após duas décadas de separação, mas foi por uma causa mais que justa.

Os melhores lugares da região para se ouvir o melhor do rock

Vamos as nossas sugestões! Afinal, todo dia é dia de ouvir rock, mas é bom celebrar de forma mais precisa e aqui pela nossa região, existem lugares que amam o estilo. Então vamos tirar as camisas de banda do armário, colocar aquela calça preta e curtir uma noite regada aos melhores clássicos do gênero.

Búzios é a nossa primeira parada e quem pensa que o clima praiano não pode abrigar um lugar absolutamente imerso na temática rock, vai se surpreender com uma das casas de maior tradição musical do balneário. A The House of Rock & Roll, é literalmente a casa do gênero musical e tudo começou lá no finalzinho dos anos 80, com um cara chamado Luis Antônio Biato Pereira dos Santos. Ele, que sempre teve uma personalidade super forte e que sempre curtiu viver intensamente a vida, decidiu, junto com sua esposa Jacqueline, sair do estresse do Rio e arrumaram as malas, rumo à Búzios. Comprou um terreno, construiu uma casa, alugou uma loja e começou despretensiosamente uma obra para abrir um negócio, mas sem muita visão do que seria. Primeiro foi uma sorveteria, depois começou a servir waffles. Tudo muito bom, tranquilo e eis que na primavera de 1992, inauguraram uma nova sorveteria, no Shopping N1, bem no centro da cidade. Alí, o casal resolveu promover alguns shows de rock, nada com muita intenção. Mas o que começou sem intenção alguma, se transformou num verdadeiro acontecimento. Um karaokê consagrou a praça onde existia a sorveteria e dali pra frente foi só evolução. O sorvete foi trocado pelos drinques, pizzas, shows e a casa mudou radicalmente seu estilo. Desde então, A Casa do Rock buziano é a mais famosa, recheada de momentos incríveis, histórias de seus frequentadores e sucesso absoluto.

Uma programação intensa rola no local e a partir das 21h, de segunda a domingo, o rock’n’roll rola solto. A casa fica no Shopping N1, e essa semana shows de rock e muito blues estarão aguardando o público que quer comemorar a data em grande estilo,

Saindo de Búzios, Macaé também tem ótimas opções de lugares onde os solos das guitarras formam a trilha sonora perfeita para uma noite também perfeita. Inclusive tem um evento mensal e que dispensa comentários. O Lagoa Rock é um dos maiores eventos do gênero dentro do estado do Rio, onde uma ‘vibe’ sensacional acontece na beira da Lagoa de Imboassica e pertinho do mar, no melhor estilo de show ao ar livre, sempre trazendo nomes de peso do cenário rock.

Cabo Frio não fica de fora e a famosa Rua do Canal, abriga bares onde é possível tomar uma cerveja bem gelada e ouvir um som de primeira.

Araruama também tem o seu espaço e o Bar Rota 66 começa a sua programação as quintas. Bandas se apresentam no local e aquele clima de beira de estrada de filmes antigos, é garantido. O bar fica na Rua XV de Novembro, 290.

Rio das Ostras tem um local super especial e que fecha a nossa listinha de sugestões. O Pub Trik Trik é o mais badalado no segmento rock e hoje(13) vai celebrar a data com muito rock, amigos, festival de hambúrguer artesanal e um showzásso para marcar dignamente este dia Mundial do Rock. Sempre com excelentes bandas do cenário e sempre uma ótima pedida. O Pub fica na Rua Rego Barro, 20, bem no coração da cidade.

Mariana Abrantes

Mais lidas da semana