Mídias Sociais

Caderno D

Clube de Leitura de Macaé continua e afirma sua importância

Avatar

Publicado

em

 

Ano passado, o Caderno D falou um pouco sobre essa iniciativa bem interessante e que fomenta o hábito preciso de ler. O projeto chama-se Programa de Clubes de Leitura, que é uma ação do Núcleo de Incentivo à Leitura do Departamento de Educação da Companhia de Letras e ele acontece em vários lugares do nosso país. São cerca de 88 clubes de leitura e um desses clubes fica em Macaé, reunindo uma vez por mês, uma média de 15 pessoas para debater sobre o conteúdo do livro que o projeto sugere a leitura.

O encontro é muito legal e passa a ter uma função muito maior até que a própria proposta, levando os participantes a refletirem mais profundamente sobre os temas, consolidando os grupos na sustentação e incentivo para que cada leitor revele sua impressão sobre o conteúdo.

Os debates coletivos são momentos onde é possível destrinchar melhor o assunto central do livro, fazendo com que as pessoas apresentem seus pontos de vista e dessa forma, diversos olhares sobre o mesmo assunto, rende um bate papo incrível.

O projeto existe desde 2010 e esta semana mais um encontro vai acontecer. O livro escolhido foi do autor Sul Africano, J.M.Coetzee, chamado Desonra, que já foi publicado em mais de vinte países. Considerado o melhor de seus romances, conta a história de David Lurie, que é um professor de literatura que não sabe como conciliar sua formação humanista, seu desejo amoroso e as normas politicamente corretas da universidade onde trabalha. Ele tem um caso com uma aluna e acusado de abuso, é expulso da universidade e viaja para acalmar seu coração. O livro fala sobre as relações entre as classes, sexos, raças e seu conteúdo vai gerar um debate relevante acerca de questões importantes.

O Clube da Leitura vai acontecer nesta quinta(3), das 16h45 as 18h na Biblioteca Pública Municipal Dr. Télio Barreto e é gratuito. Quem estará mediando o debate é o Thiago Krauspenhar. Quem quiser se inscrever para participar é só enviar um e-mail para: thkrausp@hotmail.com

Serviço: Rua Dr. Télio Barreto, 420, Centro de Macaé.

Mariana Abrantes

Mais lidas da semana