Mídias Sociais

Caderno D

Cabo Frio se destaca no circuito de praias no verão 2017

Avatar

Publicado

em

 

Os melhores programas de Cabo Frio são feitos durante o dia, sob a luz do sol, como surfar, mergulhar, passear de barco, entre outros. Aproveite o fim de tarde para passear pela orla da praia do Forte e curtir seus atrativos como a Praça das Águas e a pista gigante de skate. Outra boa pedida é fazer compras na Rua dos Biquínis e jantar nos muitos restaurantes do Boulevard Canal. Mas sem dúvida as praias são as mais procuradas, tanto por moradores como turistas do Brasil e de várias partes do mundo.

As águas transparentes e as areais brancas são as marcas registradas das praias de Cabo Frio. Cartão-postal, a do Forte é a mais movimentada, tomada por turistas e jovens. Já as praias das Dunas, do Foguete e do Peró têm boas ondas e surfistas. A turma do naturismo se encontra na Brava, enquanto as famílias dividem espaço na praia das Conchas.

A seguir um pouco do circuito de praias em que Cabo Frio se destaca no verão 2017

Praia do Forte

A principal praia de Cabo Frio é bastante extensa, tem 7,5 quilômetros de extensão e, mesmo assim, fica lotada na alta temporada. Cartão-postal da cidade em função das águas transparentes (e geladas), da areia clarinha e do forte São Mateus no canto esquerdo. A praia foi considerada por velejadores internacionais a maior raia do mundo para a prática do esporte.

Praia do Peró

Com 7 km de extensão litorânea, a Praia do Peró caracteriza-se pelos quiosques à beira mar, nos quais se pode provar deliciosos peixes e frutos do mar (camarão, lula, mexilhão, lagosta) entre outros petiscos, acompanhados da tradicional cervejinha. Esta praia de águas límpidas, com ondas constantes e temperatura em torno de 22º C é também procurada pelos aficionados em pesca de arremesso, que lá encontram anchovas, tainhas e badejos. Caracteriza-se ainda pelas dunas de areias finas, encontradas principalmente em seu extremo esquerdo: as Dunas do Peró. Faz limite também com a Praia das Conchas, à direita.

Praia das Conchas

Situada no Bairro Peró entre o Morro do Vigia e a Ponta do Arpoador, é uma das relíquias da Costa do Sol. A praia possui 600m de extensão em formato de concha, de onde originou seu nome, e largura de 30m. Com águas claras e calmas, é uma das favoritas dos turistas e famílias de Cabo Frio. Em sua extremidade direita, onde se encontra a Ponta do Arpoador, existem piscinas naturais formadas entre rochas. Faz limite com a Praia do Peró, à esquerda e oferece uma bela vista das ilhas de Cabo Frio.

Vale destacar que em toda sua orla existem restaurantes com deliciosos pratos de frutos do mar e música ao vivo. A prática de canoagem e mergulho amador é bem comum nesta praia, e o passeio de Banana Boat é umas das atrações turísticas.

Praia Brava

Cercada por escarpas de 20 metros de altura, e com 400 metros de extensão, a Praia Brava tem águas claras e muito agitadas. A praia é a favorita dos surfistas e bodyboarders da cidade. Tem à sua frente a Ilha dos Papagaios, e em seu lado direito, uma área é reservada para a prática do nudismo. A Praia Brava está situada entre a Ponta do Peró e o Morro do Farolete (bairro Ogiva). Para se chegar à praia o percurso deve ser feito a pé, por meio de trilhas.

Praia das Dunas

As ondas fortes fazem da praia das Dunas a mais procurada para a prática do surf, windsurf, kitesurf e vela. Cercada por dunas gigantescas, tem acesso pela praia do Forte e não é indicada para banhos em função das correntezas. Tem quiosques apenas nos trechos que não fazem parte da área de preservação ambiental.

Praia do Foguete

Cenário dos campeonatos de surf, a praia do Foguete é famosa por suas águas frias e de águas profundas. No entanto, a praia é boa opção para quem quer tranqüilidade, pois não é muito freqüentada como a praia do Forte. Fica no km 4 da estrada que liga Cabo Frio a Arraial do Cabo. Ideal para prática de esporte a vela , com kitesurf e windsurf .

Praia de São Bento

É um prolongamento do Canal Itajurú, localizado no Centro da cidade. É uma praia artificial, de 400 metros, criada por aterro. O recanto atraia casais de namorados, principalmente durante a noite, por ser pouco movimentada e bem segura, por estar localizada próxima ao Boulevard Canal.

Praia do Siqueira

Localizada à 5 km do centro. Nela se concentra a pesca do camarão. A praia é lacustre. Em torno dela se encontra a Igreja de São Pedro e a Praça Júlia Fonseca. Situada às margens da Lagoa de Araruama, a praia do Siqueira possui calçadão iluminado e quiosques com música ao vivo. A praia tem 2 km de extensão e suas águas têm temperatura entre 24° C à 26º C.

Praia do Sudoeste

Próxima ao Aeroporto de Cabo Frio, a praia do Sudoeste faz parte da Lagoa de Araruama. Própria para piqueniques - não esquecendo, é claro, de deixar a praia limpa Também possui alta salinidade, o que requer muito cuidado na exposição ao sol.

Praia das Palmeiras

Situada no bairro das Palmeiras, distante 3 km do centro, a praia das Palmeiras fica na Lagoa de Araruama e é própria para a captura de camarão e siri. Em sua paisagem encontram-se muitas embarcações de pesca. No local existem quiosques e barracas com aperitivos, pescados da região e música ao vivo. Também podem ser encontradas grandes quantidades de conchas. A praia é cercada por altas palmeiras e coqueiros, que deram nome ao bairro.

Praia Rasa

Fica localizada entre os municípios de Cabo Frio e Búzios. Seu lado esquerdo pertence à Cabo Frio, e o direito à Búzios. A praia é semi-deserta e apresenta vegetação de restinga e eucaliptos.

Suas águas pouco profundas, de onde se originou seu nome, favorecem o mergulho de crianças. Também é uma das favoritas para a prática da caminhada e do windsurfe – devido ao vento forte no mar.

 

Esio Bellido

Foto: Divulgação

Mais lidas da semana