Mídias Sociais

Caderno D

Cabo Frio entra na rota do turismo gastronômico em 2017

Avatar

Publicado

em

 

Setor se desenvolveu em parceria com órgãos, como Prefeitura Municipal, Sebrae e Convention Bureau.

Cabo Frio acaba de entrar na rota do turismo gastronômico, que vem se destacando no país como fonte de renda para diversas famílias.

Dos 880 eventos cadastrados no Calendário Nacional de Eventos, mais de 100 foram dedicados à valorização da gastronomia.

O setor de turismo de Cabo Frio vem se desenvolvendo em parceria com diversos órgãos, como Prefeitura, Sebrae e Convention Bureau.

Para a secretária de Turismo de Cabo Frio, Fabíola Bleicker, o investimento na valorização da gastronomia é fundamental no processo de estruturação do setor.

“Trabalhar o turismo não é somente vender nossas belezas naturais. É claro que ter duas praias no ranking das 25 mais bonitas do Brasil, eleitas neste ano pelo prêmio Travellers' Choice (Praia do Forte e Praia do Farol), ajuda a atrair visitantes, mas precisamos nos diferenciar, investir em novos atrativos que movimentem a cidade o ano inteiro, e não apenas no verão. E nessa busca descobrimos que Cabo Frio também tem vocação para o turismo gastronômico. A maior prova disso está no movimento da rede hoteleira durante a última edição do Festival Sabores de Cabo Frio: a média de ocupação ficou em 70% numa época que, em anos anteriores, não chegava a 10%. Também chegamos à segunda edição do Vinho’s Day, que foi um sucesso, e não tenho dúvidas de que os próximos eventos que estão agendados também terão um papel importante para o nosso turismo, mesmo que seja o regional”, comentou.

O Pólo Gastronômico da Passagem é um exemplo de como a gastronomia pode se tornar um atrativo de sucesso. A união dos empresários do bairro resulta em diversos eventos, como o projeto ‘Águas de Março’, realizado no Largo de São Benedito, o Festival do Jazz e tantos outros realizados ao longo do ano. Todos frutos de uma parceria da iniciativa privada com o poder público.

“Eles se organizam, é mais fácil de planejar quando empresas do mesmo setor estão localizadas no mesmo território. No caso do Pólo Gastronômico da Passagem, realizamos o planejamento com eles. Eles se reúnem, decidem em conjunto ações e estratégias, e o Pólo vira referência para os turistas. À medida que formos avançando, vamos trabalhar outros Pólos Gastronômicos na cidade. É muito importante esse apoio do município para termos um calendário integrado e para que possamos oferecer eventos ao logo do ano”, declarou Ana Claudia Vieira, gerente regional do Sebrae.

O Festival Sabores de Cabo Frio, que este ano chegou em sua terceira edição, demonstrou o fortalecimento do setor na cidade. Batendo recordes de estabelecimentos participantes, e de público, o evento movimentou a economia no mês de setembro e atraiu muita gente para a cidade. O Vinho’s Day, em seu segundo ano, foi outro evento de sucesso na cidade no mês de novembro. “Sempre acreditamos no potencial turístico de Cabo Frio e na proposta de transformar a gastronomia local num atrativo para moradores e visitantes. Por isso, essa parceria da Prefeitura com entidades como Sebrae e Convention, mais a iniciativa privada, tem sido não apenas importante, mas fundamental para o sucesso de todo o processo, desenvolvendo outros pólos gastronômicos e melhorando a qualidade dos eventos do segmento”, comentou Maria Inês Oliveros, presidente do Cabo Frio Convention Bureau.

Da redação

Crédito: Divulgação

Mais lidas da semana