A segunda edição do Freedom Cine Fest acontece no próximo domingo (25), a partir das 14h, no Cine Teatro do Inefi em Búzios, localizado na Rua Joaquina Justiliana de Souza, no Bairro da Rasa.
O evento, que exibirá filmes em longa e curta metragens, documentários e animação baseados na diversidade sexual e abordando o público LGBT. Aproximadamente 10 obras serão apresentadas.
O projeto foi lançado em 2015 com o objetivo de dar visibilidade ao segmento e despertar o interesse da comunidade pela arte do cinema.
O evento tem classificação de 14 anos e a entrada é franca.
Filmes exibidos
“Vira homem!”, “Isso é coisa de menina”, “Quem gosta disso é v...”, “Homem não chora!” Quantas vezes os homens ouvem isso ao longo da infância e adolescência, podando talentos e vontades para construir uma personalidade que se encaixe no padrão do que é ser masculino?
Os longas e curtas apresentados nessa segunda irão mostrar diversas situações em que meninos e meninas se encontram em determinados ambientes, seja social, familiar, escolar, entre outros. Ambientes que muitas vezes inibem e que faz mudar até mesmo a personalidade desses jovens.
Jennifer Siebel Newsom, diretora do documentário Miss Representation, sobre a falta de representação das mulheres em posições de poder, lançou em 2015 “The Mask You Live In” (“A Máscara em que Você Vive”), trabalho em que aborda como a ideia do macho dominante afeta psicologicamente crianças, jovens e, no futuro, adultos nos Estados Unidos.
Educadores são entrevistados e relatam como, em atividades pedagógicas, percebem que garotos costumam revelar que escondem sentimentos como raiva e tristeza por não considerarem que têm a quem se expor. Adolescentes contam que pensaram em suicídio por ter dificuldades de se encaixar e por não ter com quem desabafar.
Além disso, alguns jovens que foram detidos por condutas violentas falam sobre como a violência se tornou uma válvula de escape e uma forma de se afirmar como viril nos seus grupos de amigos. O filme está disponível no Netflix.
Esio Bellido
Foto: Divulgação