Mídias Sociais

Caderno D

Búzios apresenta suas praias e seus encantos no verão 2017

Avatar

Publicado

em

 

Armação dos Búzios, ou simplesmente Búzios, é um paraíso localizado na Região dos Lagos no Estado do Rio de Janeiro. No passado era uma pequena vila de pescadores, mas foi se transformando em um lugar charmoso e celeiro de muitos artistas.

A península faz divisa com Cabo Frio e São Pedro da Aldeia e possui praias com águas mornas ao norte e outras mais frias, ao sul. Mas a temperatura no verão não passa dos 25 graus. Tem paisagem deslumbrante com 23 praias para todos os gostos, até para os naturalistas que gostam de praticar o nudismo, permitido na Praia Olho de Boi.

A mais popular das praias é a de João Fernandes, que ‘ferve’ durante o verão. Em formato de semicírculo, suas águas são transparentes e azuis e é muito frequentada por turistas estrangeiros.

Caminhar por Búzios é pura diversão e encantamento. Na direção da Igreja de Sant’Ana, padroeira da cidade, fica a Praia dos Ossos, e logo depois a Praia da Azeda e Praia da Azedinha, cujo acesso pode ser por uma trilha entre os costões. Área de proteção ambiental, oferece uma paisagem cercada de costões e um pôr do sol inigualável.

Passeios de escuna são oferecidos na Praia da Tartaruga, onde o turista é levado pelas águas do mar de Búzios a conhecer as maravilhas da região. Para quem prefere mais calma e menos barulho, a opção é a Praia do Forno, com pouco vento e poucos vizinhos. Quem gosta de surfar tem a Praia Brava, com mar aberto e muita azaração.

O surf é muito praticado na Praia de Geribá, um dos points mais agitados do balneário, que possui quatro quilômetros de extensão, oferece atrações como banana-boat e onde se pode jogar frescobol à vontade. À tardinha, vira ponto de concentração do público mais jovem.

A Lagoinha, como o próprio nome diz, tem piscinas naturais formadas entre as rochas, próprias para o mergulho. A região é famosa por abrigar casarões luxuosos, com algumas propriedades de gente famosa. Em Búzios, a maior concentração deste tipo de imóvel é na Praia da Ferradura, onde o mar é muito azul e transparente.

O lugar também é ponto de concentração de estrangeiros, especialmente os argentinos e franceses. E isso é coisa antiga, desde o Brasil Império a região atrai olhares de pessoas do mundo inteiro. Na década de 60, Brigitte Bardot passou uma temporada e de lá para cá o balneário é cada vez mais visitado por turistas brasileiros e estrangeiros.

Na época, a atriz francesa vivia o auge da fama e sua presença em Búzios atraiu a atenção da imprensa mundial. Paparazzi se concentraram na cidade para seguir Bardot e isso ajudou Búzios a ganhar fama internacional. Até hoje ela não foi esquecida, e está imortalizada em uma estátua de bronze na Orla Bardot, um dos símbolos da vida noturna da cidade e um dos cartões postais mais visitados no balneário.

A noite de Búzios vai da badalação à gastronomia, onde mais de cem restaurantes, dos mais charmosos e descontraídos a barzinhos sofisticados e restaurantes franceses. Passa também pelos típicos italianos, mexicanos e argentinos. O cardápio agrada o paladar e o bolso de todos.

A Rua das Pedras é uma das mais populares e onde estão restaurantes, lojas de grifes, artesanato e casas noturnas. Búzios oferece boas opções de hotéis e pousadas, com conforto e bons serviços. Mas é preciso reservar antes, pois a cidade é cheia o ano inteiro e o movimento intensifica-se no verão.

O balneário fica a 190 quilômetros da cidade do Rio de Janeiro. O modo mais fácil e barato de viajar é através de uma agência de viagens que ofereça pacotes atrativos, incluindo hospedagem e transporte. Uma boa opção é ir de carro e comprar um pacote apenas com hospedagem.

 

Esio Bellido

Foto: Divulgação

 

 

 

Mais lidas da semana