O grafite, arte urbana e contemporânea, que faz sucesso entre os alunos da rede municipal agora faz parte da fachada da Secretaria de Educação. A produção realizada esta semana é de autoria de sete alunos das unidades municipais Engenho da Praia e Maria Letícia Santos Carvalho com auxílio do professor responsável pela oficina , Alex da Silva (Fawe), reconhecido artista.
Antenados com a proposta da secretaria, o grupo fez questão de grafitar seguindo o tema " Cidade do Conhecimento". Cada parede recebeu marcas diferentes. Entre elas estão a mente com destaque para ebulição de pensamentos e a fechadura, que descreve a chave do conhecimento. Outras expressões destacadas nas paredes são: a mão que retrata a união para repassar ideias, o ônibus Biblioteca sobre Rodas, livro e a águia, com foco para visão e vontade de crescer.
Além da Secretaria de Educação, a arte que movimenta alunos do 6º ao 9º ano e Ensino Médio faz parte de muros e paredes de escolas municipais como Maria Letícia Santos Carvalho, Engenho da Praia e Olga Benário Prestes. O trabalho dos alunos que participam das aulas de grafite é uma oportunidade de discutir a estética das cidades e as intervenções do artista no patrimônio público. " Fico feliz, pois os alunos observam e interpretam a realidade, experimentam a arte do grafite e deixam uma marca na escola e outros espaços", finaliza Alex da Silva.
Munidos de tintas e sprays, o time responsável pelo grafite das paredes da secretaria de Educação é formado pelos alunos representantes da unidade municipal Engenho da Praia. São eles: William Carvalho, Gabriel Sodré, além dos irmãos Ester Rodrigues Ribeiro e Tiago Rodrigues Ribeiro. Animados, os alunos confessam que o grafite é maravilhoso. " Gostamos muito da oficina. Sempre gostei de desenhar e sou preocupada com a natureza. O grafite nos deixa desenhar o que vem no nosso pensamento. O grafite é liberdade", conta Ester.
A equipe também conta com estudantes do Colégio Municipal Maria Letícia Santos Carvalho; Emerson Santos, Maria Alice Rodrigues e Daniel de Oliveira Marcate. O trio elogiou o convite da Secretaria de Educação."O grafite é a arte dos sentimentos e pensamentos. Muito legal a secretaria apoiar o grafite. Quero ser arquiteta e na oficina procuro melhorar a cada dia", conta Maria Alice.
As marcas que fazem parte do grafite da fachada da Secretaria de Educação receberam os olhares minuciosos dos grafiteiros Alex da Silva, o "Fawe" e Matheus Manhães, conhecido como Oritmo. " As oficinas de grafite e produções nas escolas estimulam os alunos quanto a arte e concentração. A valorização do grafite é maravilhosa", conta
Foto: Divulgação