Mídias Sociais

Caderno D

Alunos fazem aula de Grafite na sede da Secretaria de Educação em Macaé

Avatar

Publicado

em

 

O grafite, arte urbana e contemporânea, que faz sucesso entre os alunos da rede municipal agora faz parte da fachada da Secretaria de Educação.  A produção realizada esta semana é de autoria de sete alunos das unidades municipais Engenho da Praia e Maria Letícia Santos Carvalho com  auxílio do professor responsável pela oficina , Alex da Silva (Fawe), reconhecido artista.

Antenados com   a proposta da secretaria, o grupo fez questão de grafitar  seguindo o tema " Cidade do Conhecimento". Cada parede recebeu marcas diferentes. Entre elas estão  a mente com destaque para ebulição de pensamentos e a fechadura, que descreve a chave do conhecimento. Outras expressões destacadas nas paredes são: a mão que retrata a união para repassar ideias, o ônibus Biblioteca sobre Rodas, livro  e a águia, com foco para visão e vontade de crescer.

Além da Secretaria de Educação, a  arte que movimenta alunos do 6º ao 9º ano e Ensino Médio faz parte de muros e paredes de escolas municipais como  Maria Letícia Santos Carvalho,  Engenho da Praia e  Olga Benário Prestes. O trabalho dos alunos que participam das  aulas de grafite é uma oportunidade de discutir a estética das cidades e as intervenções do artista no patrimônio público. " Fico feliz, pois os alunos observam e interpretam a realidade, experimentam a arte do grafite  e deixam uma marca na escola  e outros espaços", finaliza Alex da Silva.

Munidos de tintas e sprays, o time responsável pelo grafite das paredes da secretaria de Educação é formado pelos alunos representantes da unidade municipal Engenho da Praia. São eles: William Carvalho, Gabriel Sodré, além dos irmãos Ester Rodrigues Ribeiro e  Tiago Rodrigues Ribeiro. Animados, os alunos confessam que o grafite é maravilhoso. " Gostamos muito da oficina. Sempre gostei de desenhar e sou preocupada com a natureza. O grafite nos deixa desenhar o que vem no nosso pensamento. O grafite é liberdade", conta  Ester.

A equipe também conta com  estudantes do Colégio Municipal Maria Letícia Santos Carvalho; Emerson  Santos, Maria Alice Rodrigues e Daniel de Oliveira Marcate. O trio elogiou o convite da Secretaria de Educação."O grafite é a arte dos sentimentos e pensamentos. Muito legal a secretaria apoiar o grafite. Quero ser arquiteta e na oficina procuro melhorar a cada dia", conta  Maria Alice.

As marcas que fazem parte do grafite da fachada da Secretaria de Educação  receberam os olhares minuciosos dos grafiteiros Alex da Silva, o "Fawe" e Matheus Manhães,  conhecido como Oritmo. "   As oficinas de grafite e produções nas escolas estimulam os alunos quanto a arte e concentração. A valorização do grafite é maravilhosa", conta

 

Foto: Divulgação

Mais lidas da semana