Mídias Sociais

Artigos

Volta logo, futebol!

Avatar

Publicado

em

 

Que saudade de futebol no fim de semana! Um Maraca lotado e colorido, a multidão sentindo ‘cheirinho’ e seguindo esse cheiro, que é cheiro de líder, cheiro de campeão!

Saudade dos que não sentem cheiro nenhum! Saudade de Marquinhos, Guto,  Marcelo Imbetiba e outros tantos simpatizantes da irmandade  que sentem saudade de Abelão no comando (ficou triste sem ele).

Saudade também de Dr. Marcelo, Dr. Eurico e dos que insistem em tornar gigante o nosso vice eterno! Saudade da Kombi transportando a imensa torcida alvinegra campeã uma única vez em 1910 como canta o hino do nosso glorioso adversário... não é mesmo Dodô, Tiago?! E acho que a torcida pára por aí!

Que saudade do ‘porco’,  do ‘Curintians’,  dos "bambis" e ‘peixes’. Saudade do Grêmio do Dr. Rogério e por que não do Colorado - já que sem um deles acabaria a motivação de existir o outro.

Saudade da mineirada, da torcida amiga e de nosso maior rival nacional que, por coincidência, é nosso maior freguês nacional (Fora Aécio!).

Um abraço a todos do sul, centro-oeste, planalto central, sudeste e nordeste ( aproveita e avisa aí que o verdadeiro campeão de 87 não foi o Sport) - todos que fazem do futebol brasileiro uma paixão irracional, fanática,  alucinógena (faz a gente até esquece o Temer).

Que saudade de gritar, de xingar,  vibrar,  descarregar as energias negativas acumuladas na luta do dia a dia. Saudade da alegria de quem venceu o clássico e o chororô de quem perdeu!

Saudade da mãe de quem apitou o pênalti e da mãe de quem perdeu o pênalti. Saudade de todas as resenhas,  das peladas, dos bares,  da fábrica,  dos consultórios... saudades da resenha da Câmara,  da resenha em casa formada por Thales, Thais,  Dete e eu! Saudade de nosso futebol bom ou ruim no fim de semana.

Serão quarenta dias de futebol globalizado, comercial, de uma seleção brasileira formada por ‘estrangeiros’ e torcedores que não entendem a graça de uma caneta, um lençol, um gol roubado que leva à vitória (assim é melhor).

É o futebol para japonês ver( desculpa Galinho). Estou condenado à quarenta dias de futebol sem mandar alguém qualquer pra aquele lugar no calor de um jogo.

Volta logo futebol, pois longe de nossas fronteiras, é somente foot ball.

Eduardo Cardoso

Mais lidas da semana