Mídias Sociais

Artigos

Internet

Avatar

Publicado

em

 

Se você não estiver lendo esse texto de maneira virtual também poderá fazer isso se quiser. A internet deu uma velocidade ao mundo que era inimaginável a 20 anos atrás. Notícias, vídeos, comentários, opiniões, tudo na palma da mão e com a possibilidade de guardar no bolso. Fantástico né? Sim, e muito poderoso.
Tudo que envolve poder também envolve muita responsabilidade, com a internet não seria diferente. A chuva de informações e a maneira como podemos fazê-las se propagar pode ser muito valoroso ou devastador, e isso depende diretamente da maneira como usamos.

Você verifica se o que você compartilha é verdade, ou você é daqueles que compartilha e quando questionado fala que “só passou para frente”? Se a sua resposta foi a segunda, saiba que você está colocando sua credibilidade em jogo, pois a pessoa pode descobrir que aquilo que vem de você não é necessariamente a verdade. Pior será se você sabe que não é verdade e compartilha mesmo assim, então só resta nessa atitude a baixeza da propagação da mentira.

Além de ser um território muito difícil de saber a verdade, a internet virou um lugar de conflito. Quantas vezes vemos uma enxurrada de comentários cheios da própria verdade e sem ao menos tentar entender o que o outro quis dizer. Repare, divergências são ótimas mas o respeito é melhor ainda.
Crítico a maneira como usamos a internet, mas sou um grande defensor dela. Tento fazer um consumo responsável. Me divirto, me informo, procuro saber a verdade e opino, com muito respeito com quem está me lendo, simplesmente porque a distância que existe entre nós, não serve de escudo para eu lhe dizer o que não diria estando frente a frente.

Ano que vem é ano de eleições e, a exemplo de 2018, os ânimos na internet devem ficar ainda mais acirrados. Defenda seus posicionamentos, critique e pergunte, afinal isso é a nossa obrigação como eleitores. Entretanto, não se dê por satisfeito só em si ouvir. Veja vários lados e posicionamentos sobre o mesmo tema, vá além do óbvio e ouça aquele que você discorda e, por último mas não menos importante, não se deixe levar pela “manada”. Use o poder da internet a seu favor e não contra.

Daniel Raony
Advogado , Pós-graduado em Gestão de Políticas Públicas e aluno do RenovaBR Cidades.
E-mail: danielraony@hotmail.com
No instagram e no facebook: Daniel Raony

Mais lidas da semana