Mídias Sociais

Artigos

Desvendando Macaé: Mulheres das terras Macaenses

Daniela Bairros

Publicado

em

 

Nesta terra à beira mar sob as colinas da serra, os verdes campos e o desaguar do Rio viveram mulheres de estirpe e muita labuta. Professoras, advogadas, médicas, esportistas, poetas, fazendeiras, trabalhadoras, guerreiras: Mãe.

Mães de toda gente, do menino ‘Xinton” que tornou-se presidente da república ao pequeno Benedicto que fez-se o maioral da era de ouro do Rádio no Brasil com sua flauta. Mães, esposas, filhas e avós. Lutadoras e ativas nas irmandades, nas novenas, nas bandas, na porta das escolas e das lojas, na hora de impor o porta-estandarte e também no momento de cuidar das enfermidades.

Viúva Ferreira Rebello, Benta Pereira, D. Maria Lousada, Dona Irene Meirelles, Myrthes de Campos, Ancyra Gonçalves Pimentel, D. Leda, Viscondessas, mucamas, atrizes... Mulheres das letras e das artes Sandra Terra, Maria José Guedes, D. Laurita, Sandra Wyatt. Tantas que por aqui estiveram e outras ainda mais que aqui estão. As mulheres são a essência da nossa existência.

Hoje louvamos estas criaturas tão firmes e certas de sua presença no mundo: A mulher das terras Macaenses. Sejam dos campos das delícias, ou dos Goitacá. De Conceição, Campos, Carapebus ou Quissama. Frade, Sana, Cachoeiros ou Leripe. São todas das terras macaenses.

Os legados estão aí para todos aprenderem. Trabalho, garra, resiliência, respeito e austeridade. A mulher das terras macaenses tem autoridade. Advogaram, professoraram, trabalharam nas mais variadas frentes, cozinharam tantas delícias para tantos, ensinaram receitas, curaram queixas, amaram e foram amadas sempre. Teve dor? Houve tristeza? Com certeza, infelizmente, sim. Mas o que fica é o semblante amável, o afago na hora certa, o ensinamento ancestral e o amor incondicional.

Mulheres de estirpe, guerreiras... Mulheres Macaenses.

Parabéns pela existência... e pela resistência.

 

 

Grazielle Heguedusch – Turismóloga com Pós graduação em História e Cultura no Brasil. Criadora do Almanaque Macaé Turismo e do Desvendando Macaé. Autora do Be-a-bá do Receptivo Turístico de Macaé. Pesquisadora do OMM Observatório da Memória Macaense.

Rúben Pereira – Musico, Poeta e Memorialista. Criador do Almanaque Macaé Turismo e do Desvendando Macaé. Gerencia o OMM Observatório da Memória Macaense.  Co-autor do Be-a-bá do Receptivo Turístico de Macaé.

 

 

 

Mais lidas da semana