Mídias Sociais

Artigos

A 10 dias do Natal, Chef do Xurrasclube, de Macaé, dá receita de carne para caprichar na ceia

Publicado

em

 

Já é tradição na mesa de várias famílias, um delicioso chester ou peru na ceia de Natal, que já está ai, batendo à porta. Mas com os preços altos, principalmente de carnes, muitas pessoas estão tendo que mudar ingredientes e até mesmo os pratos principais da ceia. Para ajudar você com uma deliciosa receita, o chef do Xurrasclube de Macaé, Rafael Fernandes, explica o passo a passo de um lombo suíno com geleia de abacaxi com farofa acebolada. Anote ai para caprichar na receita para a ceia de Natal:

Ingredientes para a marinada - 1 lombo de porco (aprox. 900g)
2 colheres de sobremesa de sal
2 colheres de sobremesa de açúcar
1 limão verde
2 pimentas biquinho
1 pimenta dedo de moça
1 colher de sopa de gengibre
1 limão siciliano
Ingredientes - Farofa
1 xícara de bacon
1 cebola
1 xícara de manteiga
250g de farinha de milho
250g de farinha de mandioca
1 punhado de salsinha
Sal a gosto
Ingredientes - Geleia
2 abacaxis
1 pimenta de cheiro verde
1 colher de chá de gengibre ralado
1 limão
½ xícara de açúcar
Sal a gosto

Modo de Preparo

Faça uma salmoura em um bowl com açúcar, sal, limão(suco e casca), as pimentas, gengibre e água. Coloque o lombinho no bowl (deve estar coberto totalmente pela salmoura) e leve à geladeira por no mínimo duas horas. Após esse processo, retire-o da salmoura e lave rapidamente sob água corrente, secando em seguida com um pano limpo ou papel toalha.

Tempere o lombinho com raspas de limão siciliano e leve para a brasa numa grelha junto com o abacaxi descascado e cortado ao comprido, pela metade. Quando dourados, passe o lombo para uma parte menos quente da brasa para terminar o cozimento e corte o abacaxi em cubos. Coloque todos os ingredientes da geleia numa panela grossa e leve para a brasa não muito forte para caramelizar. Se preferir, passe no mixer para deixar com a textura correta.

Numa frigideira, derreta a manteiga e coloque o bacon em cubos e a cebola fatiada grossa. Refogue e, quando estiver começando a dourar, adicione as farinhas e mexa até ficar crocante. Finalize o lombo com raspas de limão siciliano e sal, a geleia com coentro picado e a farofa com cebolinha fatiada.

Sobre o Xurrasclube Macaé

O Xurrasclube é uma casa de carne nobres e cortes especiais, localizada em Macaé. Sob nova direção desde setembro de 2019, o maior diferencial da boutique de carnes é atender cada cliente de forma personalizada, oferecendo a melhor experiência possível e preços especiais. O Xurrasclube busca a melhor relação custo-benefício, que atenda bem o cliente.

Além da venda das carnes e de suprimentos, o Xurrasclube também oferece kits pré-montados e o serviço de 'churrasco em casa'. "Muitos clientes nos chamam para fazer o churrasco deles e nós vamos até o local. Também fazemos confraternizações, churrascos para empresas, montamos kits para os funcionários", conta o proprietário Ralph de Souza Barreto. A boutique realiza até mesmo lives especiais, ensinando a preparar os kits. "Já fizemos lives do Glauco Zulo, churrasco para os atores Iran Malfitano e Dudu Oliveira", relembrou o proprietário.

Mais lidas da semana