Mídias Sociais

Cidades

Defesa Civil está cadastrando famílias atingidas pelas chuvas em Macaé

Publicado

em

 

A Prefeitura de Macaé deu início ao processo de cadastramento das famílias atingidas pelas chuvas. Nesta quarta-feira (7), a Secretaria Adjunta de Defesa Civil deu início a programação de atendimentos nos bairros. Um dos objetivos é realizar o registro de ocorrências para identificação das famílias mais afetadas.

No primeiro dia, os bairros visitados foram Novo Botafogo, Ilha Leocádia, Malvinas e Rio Novo. Segundo dados do órgão, o município está com 172 desabrigados e 97 desalojados. O Secretário Adjunto de Defesa Civil, Joseferson de Jesus Florêncio, destacou que o cadastro irá possibilitar a elaboração de uma agenda de vistoria do órgão. “O levantamento servirá para identificar o número de pessoas afetadas e, ainda, como base para as ações do governo municipal”, frisou.

A programação segue nesta quinta-feira (8), das 8h às 17h com visitas em mais bairros da cidade. Pelo cronograma, as equipes da Defesa Civil irão visitar bairros como Novo Mundo, Águas Maravilhosas e Virgem Santa. Já a programação de sexta-feira (9) pretende visitar a Ajuda de Baixo e o Aterrado do Imburo, só que das 8h às 12h. A Defesa Civil informou também que irá visitar o bairro Nova Esperança no domingo (11), das 8h às 12h. Vale lembrar que as datas e horários podem sofrer alterações conforme novas demandas vão surgindo.

Além do cadastramento de famílias, a prefeitura também encaminhou nesta semana um proeto de Lei à Câmara Municipal para criar o Auxílio Pecuniário Especial, que visa beneficiar os atingidos pelas chuvas. Além disso, a administração criou o Gabinete Municipal de Gerenciamento de Crise, uma força-tarefa que busca intensificar as ações de atendimento à população neste momento.
A Defesa Civil informou ainda que o aviso meteorológico prevê chuva intensa entre esta quarta e quinta-feira (8). A estimativa é entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h).

Na tentativa de prestar auxílio aos desalojados, a Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade segue com a campanha de arrecadação de donativos. Os itens de maior necessidade são água potável, produtos de higiene pessoal (sabonete, escovas, creme dental, shampoo, condicionador, absorventes, lenço umedecido), material de limpeza (água sanitária, cloro e sabão em pó) e cestas básicas. Os interessados em ajudar também podem doar alimentos não perecíveis, roupas e eletrodomésticos.

Os locais de doação são: Central Solidária de Doação: Rua Benedito de Carvalho, s/nº, antigo depósito da Casa do Piso; Prefeitura de Macaé; Centro Administrativo Luiz Osório – Cealo; Hotel de Deus; Upa Barra; Upa Lagomar; Pronto Socorro Aeroporto; Pronto Socorro de Imbetiba; Centro de Reabilitação Dona Sid; Casa da Criança; Região Serrana: Colégio Estadual Municipalizado Raul Veiga – Glicério.

Foto: Rui Porto Filho


Clique Diário

E. L. Mídia Editora Ltda
CNPJ: 09.298.880/0001-07
Redação: Rua Tupinambás 122 Gloria – Macaé/RJ

comercial@diariocs.com
(22) 2765-7353
(22) 999253130

Mais lidas da semana