Mídias Sociais

Esporte

Solar dos Mellos tem inscrições abertas para aulas gratuitas de capoeira que começam no início de novembro

Publicado

em

 

A Secretaria de Cultura de Macaé abriu as inscrições para aulas gratuitas de capoeira, que acontecem no Solar dos Mellos – Museu da Cidade de Macaé, que oferece uma programação direcionada a crianças a partir de 3 anos de idade, às terças e quintas, das 14h às 16h.

De acordo com a pasta, as aulas estão previstas para começar no próximo dia 8 de novembro, em alusão ao mês da Consciência Negra, e têm o objetivo de destacar a prática esportiva e a valorização da cultura afro-brasileira.

Para se matricular nas aulas de capoeira, é necessário apresentar uma cópia da Certidão de Nascimento ou de um documento de identificação, além dos originais de uma foto 3x4 e do atestado de saúde, lembrando que os responsáveis devem assinar uma ficha de cadastro para alunos menores de 18 anos.

A prefeitura ressalta que, anualmente acontece o Batizado de Capoeira, com entrega de faixas como crua, crua e amarela, amarela, amarela e laranja, laranja, laranja e azul e que, para participar das aulas, os alunos devem trajar calças compridas confortáveis, não sendo permitido short ou bermuda acima do joelho.

“A capoeira reforça a relevância da inclusão. Estamos trabalhando para levar a democratização da cultura para todos os cantos da cidade e faz parte do projeto ‘Arte por toda Parte’. Nada melhor do que as aulas começarem no mês da Consciência Negra, pois a capoeira é uma das manifestações populares mais expressivas da cultura brasileira, que valoriza a influência da herança africana na nossa cultura”, comentou o secretário de Cultura, Leandro Mussi.

Além das aulas gratuitas no Solar dos Mellos, que serão ministradas por Mestre Kiko, do Grupo Macaé de Capoeira (GMac), a capoeira também é ensinada no projeto “Arte por toda Parte Fronteira”.

“O nosso compromisso é com a interação social saudável, voltada para a melhoria da qualidade de vida e da saúde. É muito bom voltar ao Solar. Vamos contribuir com os praticantes da capoeira, o bom desempenho na escola e com a família”, falou o Mestre Kiko, que é faixa vermelha e também ministra aulas gratuitas no Parque Aeroporto.

Além de reforçar as ações no mês da Consciência Negra, o objetivo das aulas de capoeira é estimular e desenvolver aptidões perceptivas e físicas naturais, através de movimentos espontâneos, como meio de ajustamento do comportamento psicomotor.

“A capoeira, na parte psicomotora, desenvolve a coordenação motora; explorando sua lateralidade; a percepção do próprio corpo e seu relacionamento com outros corpos (outras pessoas), além do equilíbrio estático e dinâmico bem como a percepção espaço-temporal”, destaca a prefeitura.

O Solar dos Mellos – Museu da Cidade de Macaé fica na Rua Conde de Araruama, 248, no Centro, e funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, atendendo também pelo telefone (22) 2759-5049 para mais informações.


Clique Diário

E. L. Mídia Editora Ltda
CNPJ: 09.298.880/0001-07
Redação: Rua Tupinambás 122 Gloria – Macaé/RJ

comercial@diariocs.com
(22) 2765-7353
(22) 999253130

Mais lidas da semana