Mídias Sociais

Política

Crianças e adolescentes da rede pública municipal de ensino de Macaé participam de torneio de xadrez

Publicado

em

 

Na véspera do Dia das Crianças, que aconteceu nessa quarta-feira, 12, feriado de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, a Prefeitura de Macaé promoveu um campeonato de xadrez para alunos de 6 a 15 anos de Ensino Fundamental I e II da rede pública municipal.

O torneio fez parte do projeto Escola com Vida, da Secretaria de Educação, e aconteceu no restaurante O Zé Gastronomia, na Praia dos Cavaleiros, lembrando que o xadrez nas escolas é promovido no contraturno escolar pela Coordenadoria de Esportes da Superintendência de Educação Integrada.

Secretária de Educação, Leandra Lopes também participou do evento e afirmou que o objetivo do xadrez no contraturno escolar é trabalhar a concentração dos estudantes, o respeito às regras, a busca da compreensão, reforçando o valor pedagógico da modalidade, que já foi comprovado por especialistas no assunto.

“E hoje agradecemos a oportunidade de participar deste desafio saudável da competição, levando as crianças e adolescentes para fora da sala de aula em um ambiente perto da praia, o que está sendo muito divertido para os alunos”, comentou Leandra Lopes.

Segundo o Coordenador de Esportes da Secretaria de Educação, Fernando Gama, o projeto Escola com Vida conta, além do xadrez, com modalidades como basquete, dança, tênis de mesa, vôlei, handebol, corfebol e atletismo, dentro das unidades escolares, em horário diferente das aulas.

“Já tivemos os Jogos Estudantis das Escolas Municipais, o JEEM, com festival de xadrez. Depois, a competição com definição dos campeões de Ensino Fundamental I e II e do Ensino Médio, e, agora, esse convite a 4 representantes de cada escola em comemoração ao Dia das Crianças”, comemorou Fernanda Gama.

De acordo com ele, o objetivo da pasta é ampliar a oferta de serviços nas escolas da rede pública municipal, contribuindo para reduzir a evasão escolar, mais um dos impactos gerados pela pandemia do coronavírus, iniciada em março de 2020.

“Pretendemos aumentar o número de escolas participantes e contribuir para diminuir a evasão escolar, e para que a criança permaneça na escola como continuidade da casa dela”, comentou Fernando Gama.


Clique Diário

E. L. Mídia Editora Ltda
CNPJ: 09.298.880/0001-07
Redação: Rua Tupinambás 122 Gloria – Macaé/RJ

comercial@diariocs.com
(22) 2765-7353
(22) 999253130

Mais lidas da semana