Mídias Sociais

Política

Programação do Outubro Rosa no centro de Macaé trouxe atividades voltadas para as mulheres nessa segunda

Publicado

em

 

A Secretaria de Saúde de Macaé promoveu, nesta segunda-feira, 10, mais uma ação em homenagem ao Outubro Rosa, que aconteceu na Praça Veríssimo de Melo, com balões rosa, faixas e cartazes que chamaram a atenção de quem passava pelo centro da cidade.

Em alusão à campanha mundial de conscientização e prevenção ao câncer de mama, a ação contou com uma série de atividades, com apoio das secretarias de Políticas Públicas para as Mulheres, e de Cultura, além da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Mulher.

Coordenadora do Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher (Paism), Renata Louredo Rodrigues explicou que as ações pelo Outubro Rosa têm como objetivo chamar a atenção das mulheres para que se conscientizem sobre os riscos do câncer de mama.

“A partir dos 40 anos a mulher deve fazer a mamografia anualmente. A rede [pública municipal] de saúde conta com 1 mamógrafo. O agendamento é feito no Controle e Avaliação, a partir da solicitação do médico ou enfermeiro”, reforçou Renata Louredo Rodrigues.

A coordenadora do órgão ligado à Secretaria de Atenção Básica, da Secretaria de Saúde, acrescenta que, de acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), 52% das mulheres deixaram de fazer seus exames no período de pandemia do coronavírus.

“Precisamos buscar essas mulheres e, atualmente, a rede [pública municipal] de saúde oferece a consulta ginecológica nas unidades de atenção básica”, ressaltou Renata Louredo Rodrigues.

Secretária de Atenção Básica, Natália Antunes, que também esteve na ação da Praça Veríssimo de Melo, comentou que, ao longo desse mês de outubro, serão realizadas diversas atividades visando a conscientização sobre os riscos da doença.

“Estamos atuando junto à população e aos profissionais da Saúde, com palestras, teatro e muita conscientização sobre o câncer de mama”, afirmou Natália Antunes.

Secretária de Políticas para as Mulheres, Jane Roriz também esteve presente à ação do Outubro Rosa dessa segunda, com a equipe do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM) Itinerante, que trouxe orientações relacionadas ao direito da mulher.

Na ocasião, Jane Roriz lembrou que a legislação municipal isenta do pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) as pessoas portadoras de câncer, desde que usado o local seja usado como sua moradia, e também garante um dia de folga ou dispensa para as servidoras públicas do município, para a realização de exame preventivo de câncer de mama e do colo do útero uma vez por ano.

“Estamos trabalhando as principais leis, informando a mulher sobre os seus direitos. Ter consciência dos direitos é libertador”, contou Jane Roriz.

Além de informações sobre o câncer de mama e sobre os direitos da mulher, quem passou pela praça também pode receber orientações nutricionais importantes para a prevenção do câncer, pela equipe comandada pela coordenadora da Área Técnica de Alimentação e Nutrição, Verônica Martins.

Entre os serviços prestados estavam avaliação antropométrica, distribuição de sal de ervas, e orientação sobre o consumo de açúcar e sal, com exposição da quantidade de açúcar de alguns produtos como refrigerantes e biscoitos recheados.

A programação pelo Outubro Rosa segue na próxima segunda-feira, 17, no Hospital Público Municipal (HPM), com uma palestra voltada para os profissionais da unidade, e no próximo dia 22, com atividades no CriaSana, no Sana, de 9h às 13h, e com o encerramento no dia 27, às 9h, no Hall do Teatro Municipal, com apresentação do Teatro do Oprimido.


Clique Diário

E. L. Mídia Editora Ltda
CNPJ: 09.298.880/0001-07
Redação: Rua Tupinambás 122 Gloria – Macaé/RJ

comercial@diariocs.com
(22) 2765-7353
(22) 999253130

Mais lidas da semana