A equipe da Secretaria de Fazenda de Cabo Frio se reuniu com empresários e contadores do município com o intuito de estreitar o relacionamento entre os segmentos, trocar ideias e experiências.
Na pauta, vários temas de interesse dos setores, como a desburocratização dos serviços prestados pela Secretaria de Fazenda, as demandas dos segmentos, bem como pontos ligados à situação econômica da cidade e a importância das partes envolvidas, no aumento da arrecadação.
“A parceria entre a Prefeitura e os empresários e contadores é de suma importância, porque não tem como pensar somente em um setor sem integrar o outro. Desta forma, sucessivamente todos melhoram. A ideia principal disso tudo é fortalecer essa união para que possamos solucionar os problemas, ajudando o município a crescer, aumentando a geração de emprego”, disse o secretário de Fazenda, Clésio Guimarães
O secretário aproveitou o momento para divulgar as ações da Secretaria de Fazenda. “Estamos valorizando os clientes que são vocês, por tabela e sendo transparentes. Estamos trabalhando com a implantação de novo sistema de gestão, aprimorando as ferramentas em se tratando de tecnologia, possibilitando maior rapidez nos processos e contribuir para o aumento de receita de Cabo Frio” disse Clésio Guimarães, agradecendo a parceria de todos os participantes.
Outro tema tratada foi o alvará automatizado, recentemente adotado, para abertura de empresas e que facilita a vida do empresário. “Nossas mais novas aquisições, com o esforço de toda a equipe, é o portal da Casa do Empreendedor http://fazenda.cabofrio.rj.gov.br/casa-empreendedor/, que dispõe da relação de todas as novas empresas e alvarás emitidos e uma agenda fixa de plantões de parceiros com setores da Prefeitura e entidades externas que influenciam em Abertura de Empresas e também para sua sobrevivência e sucesso no mercado”, informou a coordenadora da Casa do Empreendedor, Elisângela Ramalho
O superintendente da Divisão de Atendimento Corporativo – DIVAC - Victor Rocha, destacou a parceria com as contabilidades visando solucionar os processos com exigências, divulgando o e-mail do setor iss@fazenda.cabofrio.rj.gov.br para tirar dúvidas e obter informações. “Estamos com um decreto para que o alvará seja agilizado, tendo o requerente à obrigação de buscar as licenças ambiental e sanitária, bem como o certificado do Corpo de Bombeiros”, informou Victor, elucidando ainda a nova dinâmica que o secretário de Fazenda vem dando, ao moldar o setor, para que possa efetivamente prestar serviços à comunidade.
A Ouvidoria Fazendária, projeto criado recentemente pela Secretaria de Fazenda, foi apresentado pela ouvidora Telma Flora que exibiu o relatório de prestação de contas do novo meio de comunicação, para onde os usuários poderão enviar críticas, sugestões, reclamações, denúncias e elogios, através do site http://fazendacabofrio.aexecutivo.com.br/ouvidoria.php.
“Nossa Ouvidoria é o interlocutor da população, que busca atendimento e que espera por uma resposta positiva. Todas as demandas que chegam até a nós são imediatamente encaminhadas aos setores de origem para que estes nos respondam de imediato”, garante a ouvidora.
Após a apresentação dos dados pela equipe da Secretaria de Fazenda, os participantes tiveram a oportunidade de falar, apresentar demandas e esclarecer dúvidas, além de sugerir ações.
O evento contou com a presença da presidente da Associação Comercial, Industrial e Turística de Cabo Frio - ACIA – Patrícia Cardinot; Luciane Carvalho, delegada em Cabo Frio do Conselho Regional de Contabilidade do Estado do RJ; Nascif Júnior, presidente da Associação dos Profissionais de Contabilidade de Cabo Frio, Arraial do Cabo e Armação dos Búzios - APCCAA 50 Anos e diretor Financeiro da ACIA; Ademilton Dantas, vice presidente da APCCAA 50 ANOS e vice presidente de Interior do Conselho Regional de Contabilidade do Estado do RJ; Ana Cláudia Vieira, coordenadora do Escritório SEBRAE Lagos; e demais profissionais e associados.