O Deputado Mauro Bernardo apresentou, nesta semana, na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro - Alerj, dois projetos de Lei, que reforçam sua luta contra as cobranças abusivas das concessionárias de água e energia elétrica, que atendem as cidades do Estado do Rio de Janeiro, principalmente a Região dos Lagos.
Um dos projetos propõe que as contas de luz sejam dividas em duas contas: Uma delas deve conter exclusivamente o valor do que foi consumido de energia elétrica durante o mês. E outra deve com serviços extras como taxa de iluminação pública, troca de relógio, entre outros.
Já o outro projeto determina que a conta de água também seja divida em duas: Sendo uma delas exclusivamente para a cobrança do consumo da água mensal e outro para os demais serviços como taxa de esgoto.
Segundo o parlamentar, ambos os projetos visam oferecer aos consumidores formas de contestar o pagamento dos serviços, que não são prestados pelas concessionárias. O Deputado usou como exemplo a questão da iluminação pública e da taxa de esgoto. "É só andar pelos bairros da região e perceber que estão todos às escuras, a iluminação da ponte que é a entrada da cidade está uma vergonha, inclusive com poste caindo na pista, sem contar que muitos pagam taxa de esgoto sem ter o serviço", frisou o Deputado.
Ainda de acordo com Bernardo seu mandato está atuando por todos os lados em prol da população e contra as cobranças abusivas. "Estou cercando de tudo que é lado até eles ficarem sem saída. Com a conta de água e luz separadas das demais cobranças, o consumidor terá como discutir junto ao Procon, que tem o direito de não pagar pelo que não consumiu, sem que interfira no pagamento do consumo", finalizou o parlamentar.