Os cincos postos de combustíveis, localizados no Distrito de Tamoios, em Cabo Frio, receberam uma recomendação do Procon nesta terça-feira, 04, para que repassem aos consumidores finais os descontos dados pela Petrobras.
De acordo com a Agência Nacional do Petróleo, o preço médio da gasolina praticado pela petroleira nas refinarias acumulou uma queda de 19,4% só em novembro. Porém, essa redução chegou de forma muito menor aos consumidores finais, que perceberam uma redução mínima no valor cobrado nas bombas dos postos de combustíveis.
"Por exemplo o valor médio da gasolina em setembro estava 5,37 e hoje está 5,28. É preciso cair mais esses valores", frisou a coordenadora municipal do órgão de Defesa do Consumidor de Cabo Frio, Mônica Boniolli.
Diante deste cenário, o Procon esteve orientando os responsáveis dos estabelecimentos a repassarem esses descontos aos consumidores.
"Nós viemos hoje trazer uma recomendação aos postos. O Procon não pode impor o valor, que será aplicado. Mas ainda que exista o livre mercado, a formação de cartel sim é proibida, é crime, e é o que estamos apurando desde setembro", explicou Mônica.
Durante a ação, a equipe do Procon aproveitou para verificar algumas outras irregularidades, inclusive alguns postos foram identificados sem o livre de reclamações do Procon autenticado.
"Nós estamos realizando ações constantes e vamos voltar a Tamoios com ANP para fazer uma fiscalização na qualidade dos combustíveis", garantiu a coordenadora.
Sobre a operação - A ação realizada nesta terça-feira, 04, é um desdobramento da operação iniciada em setembro deste ano para apurar os altos preços praticados e a uniformização dos valores, o que caracteriza a formação de Cartel. 19 postos foram notificados a prestar esclarecimentos sobre o caso, que segue sendo avaliado.
Segundo a Agencia Nacional do Petróleo, em Cabo Frio a gasolina e o etanol tem o valor médio mais alto e o diesel o segundo valor mais alto, do estado do Rio de Janeiro. Segundo relatório divulgado nesta segunda-feira, 03, pela Agência Nacional do Petróleo (ANP), o valor médio do cobrado pelo litro da gasolina no postos do país está em 4,505 reais, enquanto em Cabo Frio, os valores praticados são todos acima de R$5,00.
O PROCON de Cabo Frio convoca aos consumidores a não se curvarem e abastecerem seus veículos nos municípios vizinhos até que os postos de Cabo Frio coloquem um preço justo.