Segundo balanço divulgado pela Secretaria de Saúde de Carapebus, foram realizadas 80 mamografias e 72 ultrassonografias.
Da redação
A Unidade Móvel de Mamografia do Governo do Estado do Rio de Janeiro, em parceria com a Prefeitura de Carapebus, realizou exames de mamografias e de ultrassonografias para mulheres acima de 50 anos ou pacientes com histórico de câncer de mama na família. A ação foi realizada no último dia 26 na Praça Frei Balthazar e fez parte da programação do Outubro Rosa. Segundo o Secretário de Saúde de Carapebus, Leonardo Sarmento, o número de exames realizados superou as expectativas. “Seriam 65 mamografias em cada dia, porém fizemos 80. Estavam previstas 70 ultrassonografias por dia, fizemos 72, na quinta e sexta-feira”, afirmou. Ainda segundo o secretário, o controle de avaliação continuará agendando os exames de mamografia e ultrassom no Rio Imagem.
A vinda da Unidade Móvel, segundo balanço da Secretaria de Saúde, serviu para zerar a demanda de pedidos de exames de mamografia, e de ultrassonografia que estavam no Controle de Avaliação à espera de uma vaga no Rio Imagem.
A mamografia é o melhor método preventivo para detectar o câncer de mama, uma doença , que segundo o Instituto Nacional do Câncer, é a segunda que mais atinge as mulheres no Brasil. Em Carapebus, existem mulheres que nunca fizeram uma mamografia, como as donas de casa Olinda Barcelos da Silva, moradora do Caxanga e Vera Lúcia Gomes Maciel que reside em Botafoguinho . “Estou feliz em poder fazer o exame. A equipe da saúde está nos atendendo muito bem”, disse Vera, enquanto aguardava para fazer a ultrassonografia.
A programação pelo Outubro Rosa prossegue ainda nessa semana. Nessa terça-feira (30), foram realizadas palestras com o nutricionista Ricardo Mourão, que falou sobre Sensibilização. A nutricionista Paula Sobral abordou o tema Saúde da Mulher e alimentação. E o médico oncologista Sávio Mussi retratou sobre prevenção do câncer de mama.
Crédito: Divulgação