PROCON de Arraial do Cabo orienta consumidores sobre seus direitos
Thaiany Pieroni
Na Região dos Lagos, as reclamações com relação as constantes quedas de energia tem aumentado a cada dia. O problema recorrente prejudica não só o morador, mas também os empresários, como donos de pousadas e estabelecimentos comerciais, além de gerar prejuízos de várias formas, que vão desde defeitos em aparelhos eletroeletrônicos, até a necessidade de interromper o trabalho em determinados comércios.
Em Tamoios, distrito de Cabo Frio, desde o feriado de 07 e setembro, que os moradores tem relatado quedas de energia constantes. O problema é identificado em todos os bairros da localidade e aparece através de breves picos de energia ou mesmo com falta de energia durante a noite inteira.
Isabel Alamar conta, que ficou cinco noites seguidas sem energia, isso sem falar, nos picos durante o decorrer do dia. A situação gerou alguns transtornos para a autônoma.
“Eu tinha um bolo encomendado para entregar e não conseguia fazer o procedimento necessário porque precisava da batedeira e automaticamente da luz. Tive que recorrer a minha filha que mora em outro bairro para trabalhar”, desabafou.
Apesar da distância entre as localidades, em Arraial do Cabo, os moradores também relatam o mesmo problema. A moradora da Praia Grande, Ana Clara, conta que passou a desligar tudo que pode antes de dormir para evitar mais transtornos.
"Estou desligando os aparelhos da minha casa quando vamos dormir, é uma solução que encontramos para não termos problemas maiores", contou Ana Clara.
Já Leon Rocha, morador da Praia dos Anjos, teve a geladeira de sua residência queimada, em função das quedas de energia. "Percebemos que muitas placas de gelo estavam despencando do freezer, quando o técnico foi conferir, constatou o defeito".
Diante dessa situação, o PROCON de Arraial do Cabo emitiu um comunicado informando que está disponível para esclarecer todas as dúvidas dos consumidores quanto ao problema. De acordo com Márcio Lisboa, o consumidor que se sentir lesado, deve procurar a sede do PROCON e fazer o registro, para que posteriormente o órgão possa cobrar os direitos à empresa responsável, que neste caso é a ENEL.
"Basta trazer RG e CPF, juntamente com uma conta de energia onde contenha o número do cliente, para que possamos acionar a concessionária e cobrar o ressarcimento dos prejuízos", afirmou o coordenador do PROCON.
Já o Prefeito da cidade, Renatinho Vianna, marcou uma reunião para a próxima sexta-feira, 29, com representantes da ENEL, empresa responsável pelo fornecimento de energia elétrica na cidade. O objetivo é cobrar esclarecimentos sobre o problema.
"Precisamos entender o que está acontecendo, pois uma cidade inteira não pode sofrer tanto tempo com o mesmo problema. As reclamações são de praticamente todos os bairros, por isso os moradores podem ter a certeza que estaremos acompanhando, rigorosamente, a resolução do caso", disse o prefeito.